"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O poder de Gengis Khan

São Paulo, domingo, 06 de fevereiro de 2011
   
Khan tem 12 milhões de "filhos" na Ásia

DE SÃO PAULO

Aparentemente, não foram só terras que Gengis Khan conquistou. Segundo estimativas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o imperador espalhou descendentes homens por uma extensão que vai do oceano Pacífico ao mar Cáspio.
Segundo um estudo que analisou o cromossomo Y da população local, 8% dos homens nas fronteiras do antigo Império Mongol -mais de 12 milhões de pessoas- podem ser seus descendentes.
Mesmo levando em consideração que os mongóis eram polígamos, o resultado é impressionante. Além das mulheres oficiais, Khan teve várias outras mulheres -ninguém sabe, claro, o número ao certo. Muitas de povos conquistados por ele.
A descoberta aconteceu por acaso. Os cientistas estavam examinando os cromossomos Y (que só homens transmitem) da população da Ásia, e encontraram uma quantidade anormalmente grande de homens com praticamente o mesmo Y.
No princípio, era só piada a chance de serem descendentes de Khan. Mas a distribuição geográfica dos cromossomos batia de maneira impressionante com os deslocamentos de Khan -e não há nenhum grande concorrente à façanha além dele.
Vale lembrar, porém, que Khan não trabalhou sozinho: como seus filhos (que também eram poderosos) e netos têm o mesmo Y, eles também participaram da façanha.(GM)

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0602201102.htm

Nenhum comentário: