"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Lula, por quê?

Saiu na imprensa que o Brasil irá assinar um acordo militar com os Estados Unidos na próxima semana. A questão que fica é por que o Brasil irá cometer um erro desta natureza.

1. O Acordo é do interesse dos EUA, não do Brasil. Provavelmente o Acordo será um conjunto de platitudes que não gera mudança alguma exceto retirar os EUA da posição de isolamento na América do Sul. Os EUA estão isolados na América do Sul em função do acordo com a Colômbia. Assinando o Acordo o Brasil retira os EUA do isolamento e legitima a assinatura de outros acordos com os países vizinhos.

2. O Acordo, apesar de irrelevante, certamente levantará as tradicionais desconfianças de nossos vizinhos em relação ao Brasil, que o Brasil está sempre disposto a fazer o serviço sujo dos EUA, apoiar os EUA. As desconfianças irão aumentar.E para tentar diminuir, o Brasil faz incluir no Acordo cláusulas, que deixariam orgulhosos os formuladores dos tratados proibindo a guerra dos anos 1920, o acordo garantiria “o respeito aos princípios de igualdade soberana dos Estados, a não-intervenção em assuntos internos e a inviolabilidade territorial.” Há algum mais inútil do que assinar um acordo com os EUA que garantam estes princípios? Se os EUA pretendem cumprir. não preciso de acordo; se não pretendem cumprir, não é constar num acordo que fará cumprir.

3. Não se deve assinar um Acordo sobre platitudes cujo custo de denúncia é alto. O acordo não tem grandes pretensões, mas cria um problema político importantíssimo, se algum presidente resolver denunciar o acordo o custo política será extremamente alto mesmo que o acordo não tenha maiores significados.

4. A assinatura de acordo desta natureza não melhora as relações com os EUA nem reduz a oposição de grupos internos fortemente americanófilos. Vargas assinou um acordo militar com os EUA em 1952 e os EUA continuaram conspirando contra Vargas, a direita aliada aos EUA continuou conspirando contra o governo.

5. O acordo bem em má hora, justo quando o Brasil está buscando reaparelhar as Forças Armadas e reestimular a indústria brasileira de defesa.

6. O acordo parece ser uma concessão à direita militar que vê ameaça comunistas em todos os lados e que diante dos recentes movimentos de Chavez na Venezuela, exige que o Brasil reaja buscando se defender de uma fictícia ameaça venezuelana. Também parece ser um agrado diante do orgulho ferido dos militares com a discussão sobre os torturados e desaparecidos políticos durante a ditadura.

Nenhum comentário: