"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Efeitos contraditórios da crise: boa ou má notícia?

São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

 

MONTADORAS
Mitsubishi vai transferir parte da produção japonesa ao Brasil

DA FOLHA ONLINE

A fabricante japonesa de veículos Mitsubishi transferirá parte da produção para o Brasil para reduzir o impacto do fortalecimento do iene nos custos de produção, segundo informou o jornal econômico "Nikkei".
O objetivo é instalar no Brasil sua base de exportação para toda a América Latina, principalmente pelo fato de as exportações brasileiras contarem com tarifas privilegiadas na região graças ao Mercosul e ao acordo comercial com o México.
De acordo com a agência Efe, a Mitsubishi planeja transferir no ano fiscal de 2009, que começa em abril, parte da produção nacional de veículos à fabricante MMC Automotores, que representa a empresa no Brasil. A unidade de produção fica na cidade de Catalão (GO).
A fabricante japonesa ainda vai decidir quais modelos fabricará no país. O utilitário esportivo Pajero é um dos mais cotados para ser o primeiro candidato. O veículo é um dos mais vendidos da marca no mercado brasileiro ao lado da picape L200. Só em janeiro, a Mitsubishi vendeu 2.635 veículos, entre automóveis e comerciais leves.
A companhia planeja ainda aumentar a produção no Brasil progressivamente, até chegar aos 50 mil veículos anuais, empregando chassi, motores e outras autopeças fabricados no Japão.
Já outra montadora asiática, a coreana Hyundai, comunicou em janeiro o adiamento dos planos da construção de uma fábrica de US$ 600 milhões no Brasil.

Nenhum comentário: