"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Diferentes formas de difusão da crise: A crise em Cabo Verde reduz taxa de ocupação de hotéis para 20%

Hotéis do Sal com ocupação a 20 pc, autarquia e governo procuram soluções
Os hotéis da ilha cabo-verdiana do Sal estão com taxas de ocupação de 20 por cento e regista-se uma quebra de 90 por cento nas vendas de imobiliária turística e um aumento para o dobro do desemprego.
O diagnóstico foi hoje feito pelo presidente da Câmara do Sal, Jorge Figueiredo, que se reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, para discutir soluções para a crise na ilha mais turística do país, em reflexo da crise mundial.
Jorge Figueiredo, disse aos jornalistas, que apresentou a José Maria Neves um plano de investimentos de 30 milhões de euros, para os próximos cinco a seis anos, em áreas de infra-estruturação como a rede viária, água e iluminação pública e habitação social.
Segundo o autarca, a situação que se vive no Sal é grave, com “a maior parte dos hotéis” há mais de oito meses com taxas de ocupação baixas, o que já levou a “taxas elevadas de despedimentos em todos eles” e havendo também “o espectro de encerramento de hotéis, o que seria extremamente grave”.
Neste momento, disse, há uma taxa de desemprego rondando os 14 por cento, quando o habitual era sete por cento.
Investimentos previstos e já iniciados “conheceram uma estagnação, com reflexos no sector privado, nomeadamente na construção civil, e na capacidade empregabilidade da ilha”, disse, acrescentando que tal originou “uma vivência de situação económica extremamente complicada”.
Jorge Figueiredo defendeu um forte investimento público para manter o equilíbrio social e do sector privado, garantindo ter da parte do governo colaboração institucional.

http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=21980&catogory=Cabo%20Verde

Nenhum comentário: