"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Das reformas constitucionais Chávez se preocupa com a mais problemática

No pacote de reformas constitutcinais rejeitado em 2007 havia várias medidas econômicas, políticas e sociais fundamentais que ficaram obscurecidas pela questão da reeleição ilimitada. Infelizmente Chávez se prendeu à questão da reeleição ao invés de aprofundar as reformas estruturais.

Apesar de achar que no caso da Venezuela a possibilidade de reeleições ilimitadas cria mais problemas do que soluções, é preciso lembrar que reeleições ilimitadas continua sendo democracia. Nos EUA só acabaram com as reeleições ilimitadas, porque os republicanos conseguiram maioria no Congresso e limitaram as reeleições para impedir uma quarta derrota seguida para Franklin Roosevelt. Se eles soubessem que ele iria morrer e que teriam um presidente em condições de repetir o feito não teriam modificado as regras.

15/02/2009 - 23h13

Chávez vence referendo e conquista reeleição ilimitada

A emenda constitucional que coloca fim ao limite para a reeleição aos cargos públicos foi aprovada neste domingo com 54, 36% dos votos.
Com esta vitória, o presidente Venezuelano Hugo Chávez abre caminho para disputar um terceiro mandato presidencial nas eleições de 2012. A emenda também beneficia a governadores, prefeitos, deputados e vereadores.

 

http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/02/15/ult36u46258.jhtm

Nenhum comentário: