No pacote de reformas constitutcinais rejeitado em 2007 havia várias medidas econômicas, políticas e sociais fundamentais que ficaram obscurecidas pela questão da reeleição ilimitada. Infelizmente Chávez se prendeu à questão da reeleição ao invés de aprofundar as reformas estruturais.
Apesar de achar que no caso da Venezuela a possibilidade de reeleições ilimitadas cria mais problemas do que soluções, é preciso lembrar que reeleições ilimitadas continua sendo democracia. Nos EUA só acabaram com as reeleições ilimitadas, porque os republicanos conseguiram maioria no Congresso e limitaram as reeleições para impedir uma quarta derrota seguida para Franklin Roosevelt. Se eles soubessem que ele iria morrer e que teriam um presidente em condições de repetir o feito não teriam modificado as regras.
15/02/2009 - 23h13
Chávez vence referendo e conquista reeleição ilimitada
A emenda constitucional que coloca fim ao limite para a reeleição aos cargos públicos foi aprovada neste domingo com 54, 36% dos votos.
Com esta vitória, o presidente Venezuelano Hugo Chávez abre caminho para disputar um terceiro mandato presidencial nas eleições de 2012. A emenda também beneficia a governadores, prefeitos, deputados e vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário