"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Vamos todos jejuar? Pelo menos se não houver perdão da dívida haverá mais comida para os pobres!

06.09.07 - MUNDO
Pérez Esquivel faz jejum pela anulação da dívida

Adital - De hoje (6) a 15 de outubro diversas personalidades de todo o mundo se unirão em um jejum iniciado pelo Reverendo David Duncombe na cidade de Washington, exigindo ao Congresso dos Estados Unidos a aprovação de uma lei que leve a anulação da dívida externa cobrada aos países do Sul.

Como ante-sala da Semana de Ação Global contra a Dívida e as Instituições Financeiras Internacionais (IFIs), convocada por centenas de movimentos e organizações em todo o mundo de 14 a 21 de outubro, distintos líderes sociais e religiosos fazem jejum em repúdio à dominação que exerce a dívida sobre os povos empobrecidos do Sul. Entre outros, participarão da manifestação o Arcebispo da África do Sul, Njongonkulu Ndungane, sucessor de Desmond Tutu; Dennis Brutus reconhecido ativista contra o regime do Apartheid e pastores de distintas Igrejas e congregações cristãs.

Ao unir-se ao jejum, Pérez Esquivel afirmou "que não é justo pagar uma dívida imoral que atenta contra Deus e a vida de nossos povos. No lugar de gastar milhares de dólares para a destruição e a morte dos povos em guerras e conflitos em diversas partes do mundo, que paguem aos povos explorados e empobrecidos o que lhes devem, porque não somos devedores, e sim credores".

Na Argentina, se unirão ao jejum no dia 6 de setembro, além de Pérez Esquivel, o Pastor Ángel Furlan, da Igreja Evangélica Luterana Unida (IELU), Gladys Jarazo e Pablo Herrero Garisto do Diálogo 2000.

Já fizeram chegar sua adesão distintas comunidades do interior do país, Nora Cortiñas das Mães da Praça de Maio Linha Fundadora, a Hna. María Bassa, do Espaço Ecumênico, Rina Bertaccini, co-presidente do Conselho Mundial da Paz e Beverly Keene, coordenadora do Jubileu Sul/Américas, entre outros.

Durante o jejum serão convocadas as organizações de todo o país e do continente para participar da semana de Ação Global, realizando ações e atividades em suas cidades e regiões.

A semana de Ação Global contra a Dívida e as IFIs é uma resposta dos movimentos e organizações populares contra as conseqüências da dívida, pelo repúdio e a anulação das dívidas multi-laterais e ilegítimas, a promoção de auditorias integrais das dívidas e as IFIs, a transparência e o controle cidadão nos processos de anulação, o fim dos condicionamentos e as políticas neoliberais e a geração de alternativas autônomas e soberanas de financiamento.

Na quinta-feira (6), às 16 horas, na sede do Serviço de Paz e Justiça (Serpaj), Piedras 730, Adolfo Pérez Esquivel conversará com a imprensa e explicará os motivos do jejum. Quem quiser aderir poderá escrever para: semanadeuda@gmail.com.

Fonte: Jubileu Sul Américas

http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=29401

Nenhum comentário: