"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O orgulho?

Acho que o fato de ser mais de seis horas da manhã e eu ainda não ter dormido não me fez bem! Mas pelo menos não somos a Bolívia, temos a Amazônia, um grande território, e certamente não somos chatos como alemães, franceses, britânicos, lituanos. Não temos as armas e o poder dos americanos, mas se é para ser fraco, melhor ser o Brazil que a Polônia pelo menos podemos sonhar em ser forte. Digamos a verdade, algum dia em algum lugar do mundo alguém acordou querendo ser polonês? Sem sacanagem, alguém já sonhou em nascer na Moldávia? no Uzbequistão? no Quirquistão? Vejam que eu escolhi países bem esquisitos para garantir que não conheço ninguém, mas ainda que eu escolhesse os meus eleitos tradicionais, a resposta não seria a mesma? O Brazil é tudo o que pensamos de ruim dele com diferença que poderia deixar de sê-lo se fizéssemos alguma coisa, enquanto a maioria dos países nem com o futuro pode sonhar. E veja que a Holanda comparada ao Brazil é ótima, mas só pode ser aquilo, jamais será mais do que é, só pode decair, e aí é melhor encerrar o assunto porque decair é...
E Brazil em homenagem a todos os liberais que fizeram do Brazil o que ele é hoje, incluindo a turminha que nos governa atualmente.

Nenhum comentário: