"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

terça-feira, 1 de julho de 2008

Quanto dinheiro seria preciso para mudar o mundo?

Fundo Monetário Internacional concede apoio de 435 mil euros

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que vai disponibilizar a São Tomé e Príncipe uma verba de 680 mil dólares (435 mil euros), que esgota o montante disponível ao abrigo do actual quadro de apoio bilateral.

Dando como válidas as políticas e acções do governo, o FMI afirma em comunicado que aprovou o crédito apesar de as autoridades terem falhado algumas das metas definidas no acordo de há três anos, como as quantitativas do défice fiscal primário e crédito líquido ao Governo, e as estruturais da gestão das finanças públicas.

Para Murilo Portugal, o brasileiro director-adjunto do FMI, o desempenho económico do arquipélago foi "robusto" e registaram-se "progressos" na redução dos desequilíbrios fiscais e da dívida pública.

Contudo, refere, "estes desenvolvimentos favoráveis foram acompanhados por uma aceleração da inflação. Um descontrolo das despesas e a falta de controlo efectivo da base monetária aumentaram a pressão sobre a inflação e depreciação cambial".

"A médio prazo, as autoridades enfrentam o desafio de manter a sustentabilidade fiscal e da dívida. Com as perspectivas petrolíferas ainda incertas, precisarão de continuar a consolidação fiscal para além de 2008, fortalecendo a gestão da dívida e depender de fluxos não geradores de dívida e outros financiamentos externos concessionais", adianta Murilo Portugal.

Entre as recomendações, o FMI sublinha a "elevada prioridade" das reformas do sector financeiro e melhoria do ambiente de negócios.

Com o novo crédito, totaliza 4,77 milhões de dólares (cerca de três milhões de euros) o apoio concedido ao programa económico do governo 2005-2008, ao abrigo do Programa de Crescimento e Redução da Pobreza (PRGF, na sigla inglesa), adianta o FMI.

Esta semana, o Banco Mundial anunciou a concessão de um apoio de seis milhões de dólares (3,9 milhões de euros) a São Tomé e Príncipe para apoio às reformas governamentais nos próximos dois anos, incluindo fiscais e do sector petrolífero.

Numa altura de acentuada indefinição política, depois da queda do Governo a 20 de Maio depois de aprovada uma moção de censura no Parlamento, o apoio visa acelerar a implementação do Programa Estratégico de Redução da Pobreza actual e preparação de um novo.

Nenhum comentário: