05/07/2008 - 21h05
Cabos da Oi se rompem e deixam Maranhão e Pará sem internet
da Folha Online
Atualizado às 21h27
O rompimento de dois cabos de fibra óptica da Oi deixou parte dos Estados do Maranhão e do Pará sem conexão por internet ou telefone celular neste sábado. A empresa afirma que os dois acidentes foram causados por "obras de terceiros" na região, que romperam os cabos em lugares diferentes.
A empresa afirma que os serviços começaram a ser normalizados durante a tarde e foram plenamente restabelecidos por volta das 20h30.
Segundo a Oi, uma uma retroescavadeira rompeu um sistema de cabos a 300 km de São Luís, entre Alto Alegre e Santa Inês, no Maranhão. Equipes de reparo foram enviadas ao local e, por volta das 18h de hoje, os serviços estavam praticamente normalizados.
Na divisa entre os dois Estados, a 400 km de Belém, no Pará, um outro cabo de fibra óptica da empresa também foi rompido. Neste caso, segundo a empresa, o reparo demorou mais tempo, mas o serviço também foi normalizado.
Nesta semana, São Paulo enfrentou problemas de acesso à internet, com indisponibilidade ou falta de qualidade da conexão. Uma falha em equipados da Telefônica em Sorocaba prejudicou o acesso à internet em todo o Estado. Segundo a empresa, o problema foi solucionado, mas ainda neste sábado (5) internautas dizem que enfrentam problemas de conexão à internet pela rede da Telefônica.
Serviços
Neste sábado, a organização de defesa do consumidor Pro Teste pediu que o Congresso crie uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para analisar a qualidade do serviço prestado por provedores de acesso à internet. Para a instituição, a pane foi "só a gota d'água".
O objetivo da CPI seria "identificar os motivos pelos quais o serviço é tão ruim, embora esse mercado seja, aparentemente, concorrido e lucrativo", segundo o órgão afirma, em nota.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u419600.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário