"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 18 de maio de 2008

Imparcialidade?

O Le Monde colocou como uma de suas manchetes sobre a visita de Bush ao Oriente Médio, "Bush pena para convencer da sua imparcialidade".

Como? Bush quer mostrar imparcialidade? Esta é uma leitura equivocada, porque se tem algo de positivo no Bush é que ele não tem medo de assumir uma posição política mesmo que impopular. O que o Bush tenta é provar que não é um aliado incondicional de Israel, mas que a posição deriva apenas das posições corretas assumidas por Israel e com isso espera conclamar que os países árabes, e os palestinos em particular, adotem as posições corretas e contem também com o apoio americano.

É óbvio que é mentira, os EUA sempre serão mais próximos de Israel do que dos árabes. Mas imparcial Bush nunca pretendeu ser.

Nenhum comentário: