"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A esperança enquanto virtude

Esta semana após ter dado um sermão numa turma, repeti o meu discurso sobre como a realidade é trágica. Depois no fim da aula uma aluna veio falou qualquer coisa, e reiterei meu ceticismo sobre o mundo. Aí ela disse que se eu acreditasse mesmo nisso não daria aula e não tentaria mudar as pessoas. Outros alunos já disseram o mesmo.

Entretanto, o que não entenderam, é que a esperança é como amor, pode-se amar sem ser correspondido, do mesmo modo o mundo pode não corresponder ao sentimento por ele. Mas diferentemente de um amor não correspondido, que deve ser sublimado, superado para seguir em frente. A esperança, não. A esperança pode não ser correspondido enquanto sentimento, mas ainda assim vc pode sustentá-la enquanto virtude. Por mais trágico que seja o mundo, por mais que o mundo seja fonte de decepções, ainda se pode ter a esperança de que em algum momento a realidade poderá ser transformada, e isso dá sentido as ações para mudar o mundo, o homem ainda que os resultados não apareçam. Se vc desistir, se vc abandonar os planos, o momento da mudança pode aparecer, as pessoas que podem ser tocadas pdoem se aproximar e vc pode não estar preparado. Portanto, ainda que os resultados da ação não correspondam ao que foi sonhado, é preciso cultivar a esperança e demonstrá-la na sua ação, seguir princípios, valores, caminhos a partir do mundo que se espera ainda que não se realize. E não há necessidade de crer em nada além do homem para se ter esperança. Ora, se os homens são racionais é legítimo afirmar que na medida em que a situação piora, na medida em que mundo regride, os homens devem tomar consciência dos equívocos do caminho. E a partir daí colocar a razão a serviço da solução dos problemas. Por mais que o pensamento hoje valorize o irracional e emocionalismo, mais cedo ou mais tarde, o caminho da razão será retomado, e os problemas poderão solucionados.

Nenhum comentário: