"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Será que só no Brasil é que se mente?

A reportagem abaixo sobre a Guiné-Bissau é interessante apenas por uma razão, um governante admitindo que o país está piorando e algo precisa ser feito. No Brasil é uma situação impensável, os governantes sempre mentem que a situação do país está melhorando. Deveríamos seguir e exemplo do ministro da Guiné-Bissau. No governo FHC, o Brasil regrediu no mesmo índice, e o governo nunca discutiu políticas para reverter a situação, mas negou os números, questionou a metodologia, quando era evidente que o país piorava. Não se animem petistas, o Lula não é diferente.


Ministro Economia considera que o país está a regredir


O ministro da Economia da Guiné-Bissau, Abubacar Demba Dahaba, considerou hoje que o país tem vindo a regredir nos índices de desenvolvimento e económicos, situando-se actualmente no 173º lugar no 'ranking' mundial.


Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação do relatório do Programa das Nações Unidas (PNUD) sobre o desenvolvimento humano na Guiné-Bissau, Demba Dahaba sublinhou que os números demonstraram que o país está a regredir a cada ano.

Segundo o ministro, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu no ano passado 1,8 por cento, a população cresceu 2,3 por cento, enquanto o consumo final foi apenas de 2,3 por cento. Números que para Abubacar Demba Dahaba "são reveladores da regressão" do desenvolvimento.

Nesta perspectiva, o ministro da Economia guineense entende que a Guiné-Bissau constitui dos países onde os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio devem ser perseguidos com "mais vigor".

A meta, de acordo com Demba Dahaba, é atingir dois dígitos na escala de crescimento do PIB o que pressupõe um "investimento de choque" na economia, apostando-se na indústria de transformação de produtos locais.

"Caso contrário será muito difícil para a Guiné-Bissau atingir os Objectivos do Milénio", defendeu o ministro da Economia, sublinhando que o "investimento de choque" terá que ser feito pelo próprio país e com a ajuda da comunidade internacional.

"Antes de tudo, temos de nos organizar internamente. Os apoios da comunidade internacional apenas devem servir para o reinvestimento que possa dar valor acrescentado à nossa economia, mas não para o nosso consumo como tem sido até aqui", disse o ministro da Economia guineense.

A leitura que Demba Dahaba faz da situação da Guiné-Bissau, vai ao encontro da que o representante do PNUD no país deu aos jornalistas quando comentava o relatório do desenvolvimento humano relativo ao ano 2006.

Segundo Michel Balima, apesar de "alguns sinais de avanços" existem ainda "situações preocupantes" no que concerne à vida das populações guineenses, nomeadamente nas áreas da saúde pública e sistema escolar que se apresentam deficitários.

O responsável do PNUD indicou que o relatório hoje apresentado no país contém propostas no sentido de mudança de políticas e comportamento dos governantes e da população para que se atinja a qualidade na prestação de serviço exigidos.
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=18313&catogory=Guin%E9%20Bissau

Nenhum comentário: