"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 28 de julho de 2007

A Bolívia em risco de fragmentação!

A Constituinte boliviana ao discutir a capital e a autonomia regional abriu um barril de pólvora, conflitos centenários que estavam adormecidos foram recuperados, a convocação de cabildos reapareceu e há um risco que a Bolívia venha a se fragmentar. Esse é o risco de se colocar o povo na rua. Todo líder político ao convocar o povo para luta imagina que terá o controle durante todo o percurso, mas isto de fato nunca ocorre. O povo não existe e logo as contradições se manifestam, porque a incompatibilidade entre os diferentes interesses se manifestam, os grupos se diferenciam, e o povo agora autônomo e em movimento coloca em xeque o projeto inicial. Se todos foram fracos chega-se à guerra civil, se um grupo for dominante consegue implementar reformas e impor seus interesses contendo os conflitos por mais algum tempo. A Bolívia unida é pobre, fragmentada seria paupérrima. Não interessa ao Brasil a fragmentação da Bolívia, e por isso caso os problemas se agravem será na porta do Lula que o Morales irá bater pedindo ajuda.
Ontem a igreja boliviana fez uma manifestação em todo país em defesa da unidade do país. A reportagem pode ser lida no link abaixo.
http://www.la-razon.com/versiones/20070728_005981/nota_247_459461.htm

Nenhum comentário: