"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 12 de julho de 2009

Retirando o desenvolvimento do ostracismo

Retirando o desenvolvimento do ostracismo

Escrito por Corival Alves do Carmo

01-Jul-2009

Neste momento em que o mundo está mergulhado na crise financeira surgiu uma discussão sobre o papel da ajuda externa ao desenvolvimento, mais particularmente sobre o papel da ajuda externa a África. A economista Dambisa Moyo, ligada ao think thank liberal Cato Institute, publicou um livro intitulado “Dead Aid: Why Aid is Not Working and How there is a Better Way for África”.

O objetivo do livro é fazer uma crítica à ajuda externa aos países africanos. A tese da autora é que a ajuda externa empobreceu os países africanos. Os países da África são mais pobres hoje do que eram na década de 1970, ou seja retrocederam. Segundo a autora a ajuda externa é responsável por isso na medida em que permitiu que os diversos governos sobrevivessem e mantivessem o país às custas da ajuda externa sem implementar as reformas necessárias ao desenvolvimento dos diferentes Estados nacionais e populações. Obviamente, que as reformas, que segundo a autora, estão sendo indefinidamente adiadas são relacionadas à liberalização da economia de modo a permitir o mercado funcionar.

Continua em:

http://revistaautor.com/index.php?option=com_content&task=view&id=471&Itemid=1

Nenhum comentário: