"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sexta-feira, 3 de julho de 2009

NUNCA HOUVE GOLPISTAS TÃO BURROS

Terça-feira, Junho 30, 2009

NUNCA HOUVE GOLPISTAS TÃO BURROS

Os militares e juristas golpistas de Honduras são verdadeiras antas. Vejam a burrada que fizeram: para justificar o golpe, disseram que tinham uma carta-renúnica do presidente Manuel Zelaya. Oras, se há renúncia não há golpe. É o mesmo estratagema que foi utilizado contra Chávez em 2002.

Mas, e há sempre um más quando se trata de pessoas limítrofes, a tal carta de Zelaya está datada de 25 DE JUNHO. TRES DIAS ANTES DA RENUNCIA.

Ou Zelaya já pensava em renunciar e fez uma carta três dias, ou o que é lógico, a carta-renúncia é uma farsa. Foi feita pelos próprios milicos. Haviam previsto o golpe para dia 25, mas depois o adiaram. E se esqueceram de mudar a data da carta falsa.

O golpe está por um fio. Nenhum país reconheceu o novo governo. A OEA repudiou o novo governo. Lula mando o embaixador, que estava de férias, permanecer no Brasil. Venezuela, Equador, Bolívia e outros países mandaram seus embaixadores voltarem. Na quinta-feira, Zelaya volta a Honduras.

A fortaleza das instituições na América Latina vai impedir esse câncer. São outros tempos. O chanceler do Brasil não tira mais os sapatos quando entra nos Estados Unidos. O presidente não é mais FHC, que apoiou o terceiro mandato de Fujimori.

O preço da liberdade é a eterna vigilância. O perigo continua. Qual seria a atitude de José Serra, o homem que mandou a PM invadir a USP diante do golpe em Honduras?

http://blogdomenon.blogspot.com/

Nenhum comentário: