"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 20 de dezembro de 2009

Acordo entre UE e Vaticano sobre o Euro

Assinada convenção monetária entre o Vaticano e a União Européia

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- Foi assinada nesta quinta-feira em Bruxelas a Convenção Monetária entre o Estado da Cidade do Vaticano e a União Européia (UE).

Em nome da Santa Sé, assinou Dom André Dupuy, Núncio Apostólico para a União Européia, e em nome da União Europeia, o documento foi assinado por Joaquín Almunia.

As disposições do novo acordo monetário - que substitui o de 29 de Dezembro de 2000, que introduziu no Estado da Cidade do Vaticano o euro como sua moeda oficial - entrarão em vigor a partir de janeiro de 2010.

A Convenção estabelece em 2.300.000 euros, acrescidos de um percentual adicional variável, o valor nominal da massa monetária (cédulas e moedas) que pode ser cunhada anualmente pelo Vaticano. Deste montante, ao menos 51% deve ser destinado à circulação.

Com a assinatura da convenção, o Vaticano se compromete a cumprir todas as normas da UE contra fraudes, falsificação e lavagem de dinheiro. Está prevista ainda a instituição de um comitê misto para fiscalizar aplicação das disposições da convenção.

http://www.zenit.org/article-23607?l=portuguese

Nenhum comentário: