"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

E se somos todos brasileiros, precisamos de medidas brasileiras!

Como colouqei em outro post, o economista Paul Krugman disse "We area brazilians now". Neste momento de crise isto pode ser feito em vários sentidos. Estão todos f... como os brasileiros, que o mundo está tendo crise como o Brasil, etc. Mas também se pode pensar em soluções brasileiras.

Martin Wolf no Financial Times pede uma ação imediata para conter o pânico. O problema é que hoje conter o pânico se tornou muito mais difícil do que no passado por causa da mídia e das inovações financeiras cujo valor é extremamente volátil. Talvez hoje para conter o pânico não seja suficiente o governo dar garantias é preciso um retorno temporário ao passado, a um sistema econômico mais simples, onde o critério de avaliação seja apenas o que está ocorrendo na economia real e no sistema bancário strictu senso. Por mais radical que pareça, talvez precisemos de uma solução brasileira, ou seja, inventiva, criativa, que fuja ao manuais de economia. A minha criatividade sugeriria um longo feriado financeiro, ou seja, com fechamento, das bolsas de valores, da bolsa de futuros, dos mercados de títulos. Todas as principais economias deveriam fazer um fechamento, porque as bolsas estão transmitindo e amplificando o pânico impedindo que as medidas do governo tenham resultado. Um feriado financeiro de uma semana, 15 dias permitiria que ao longo deste período se fizesse uma avaliação mais realista do sistema bancário sem a contaminação que a flutuação nas bolsas gera na avaliação. Com o assentamento das expectativas em função de uma visão realista da situação do sistema bancária abrir-se-ia gradualmente o mercado financeiro.

Claro que não há garantia que qualquer solução funcione. Mas certamente as soluções tópicas que estão sendo aplicadas são ineficazes porque destruídas pela volatiladade do mercado financeiro.

Nenhum comentário: