"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Duas grandes derrotas!

A maior derrota desta eleição foia  de Aécio Neves. Aécio pensou que já havia ganhado estatura política capaz de eleger o poste, pensou que já estava no estágio ACM. Este no início da década de 1980 quando terminou quando da eleição para sua sucessão na Bahia afirmou que seria capaz de eleger até um poste e de fato o poste foi eleito. Aécio pensou que tinha esta densidade política, pior se aliou ao prefeito Fernando Pimental nesta empreitada, os dois imaginando serem invencíveis na estratégia de poder que estavam pensando. O projeto fracassou. A realização de segundo turno em Belo Horizonte e a pequena diferença entre o candidto do governo e o concorrente só podem ser entendidas como um grande fracasso.

O fracasso local de Aécio se junta a um outro fracasso nacional. Aécio se intrometeu na eleição paulista estimulando a candidatura Alckmin. Aí além de acumular outra derrota criou um problema monumental para Geraldo Alckmin.

Alckmin é o outro derrotado. Não há como não ver que ele foi humilhado nestas eleições. Perdeu toda densidade eleitoral. Dificilmente terá condições de ser novamente candidato à governador e perdeu completamente o prestígio dentro do partido depois de impor sua candidatura ao partido e ter perdido de forma fragorosa. Para quem queria ter o tamanho de São Paulo voltar ao tamanho de Pindamonhangaba é um tremendo passo atrás.

Entretanto, é preciso considerar que o fim de Alckmin será um problema para o PSDB. Porque se Serra for mesmo candidato à presidente falatará ao PSDB um candidato natural a governador.

Nenhum comentário: