"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 14 de setembro de 2008

O que os EUA escondem?

GOVERNO BUSH SE NEGA A FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE QUEM FINANCIA NA BOLÍVIA

Atualizado em 14 de setembro de 2008 às 20:26 | Publicado em 14 de setembro de 2008 às 20:14

WASHINGTON, D.C. – O Centro de Pesquisa Política e Econômica (CEPR) pediu ao Departamento de Estado, à Agência Internacional de Desenvolvimento (USAID) e outras agências que divulguem informações detalhadas sobre as entidades financiadas pelos Estados Unidos na Bolívia -- onde grupos violentos da oposição de extrema direita causaram destruição na semana passada em uma série de assassinatos, espancamentos, destruição de escritórios e sabotagem de um gasoduto -- assim como em outros países da América Latina, inclusive a Venezuela. Eventos recentes sugerem que há evidências sustentando as declarações do presidente Evo Morales de que a Embaixada dos Estados Unidos apoiou grupos que promovem a violência em busca de "autonomia" da Bolívia. O Centro pediu à USAID e outras agências dos Estados Unidos que "joguem limpo" para demonstrar que o governo dos Estados Unidos age de boa fé.

"Washington decidiu manter suas ligações com a oposição da Bolívia escondidas em segredo e isso não conduz à confiança entre os governos da Bolívia e dos Estados Unidos", disse Mark Weisbrot, co-diretor do CEPR. "Se Washington não tem nada a esconder em termos de quem financia e com quem trabalha na Bolívia, deveria então revelar quem é".

Em meio à violência e destruição da propriedade, o presidente Evo Morales declarou o embaixador dos Estados Unidos, Philip Goldberg, "persona non grata" e pediu que ele fosse expulso, sugerindo que ajudou organizações que estão por trás da violência e da sabotagem. Apesar de vários pedidos feitos sob o Freedom of Information Act, os Estados Unidos não revelaram os nomes das organizações que receberam ajuda da USAID. A Bolívia é uma grande receptora de dinheiro da USAID, com milhões enviados para grupos lá. Os Estados Unidos também financiam grupos bolivianos através do National Endowment for Democracy e organizações relacionadas.

[O Freedom of Information Act é uma lei americana que permite a qualquer cidadão ou entidade requisitar informações mantidas em sigilo pelo governo. O texto não deixa claro se os pedidos de informação foram feitos pelo próprio CEPR. Cabe à Justiça decidir se o governo deve ou não atender às requisições. O governo pode recorrer ou fazer a divulgação parcial de dados]

"A USAID não deve ser uma organização clandestina, ainda assim o governo dos Estados Unidos se nega a divulgar quais grupos da Bolívia recebem apoio com dinheiro do contribuinte americano", diz Weisbrot. "Ao dar ajuda clandestina a grupos que quase certamente fazem parte da oposição, dá a impressão de que os Estados Unidos contribuem com as tentativas de desestabilizar o governo boliviano".

A Embaixada dos Estados Unidos na Bolívia foi implicada em um número de eventos que sugerem que buscou enfraquecer o governo Morales. Em fevereiro deste ano foi revelado que a embaixada pediu repetidamente a voluntários do Peace Corps [um programa de voluntariado do Departamento de Estado] e a um bolsista da Fulbright que espionassem contra gente na Bolívia. Até recentemente a USAID tinha um "Escritório de Iniciativas de Transição" operando na Bolívia, que canalizava milhões de dólares em treinamento e apoio a grupos de direita e movimentos de oposição regional.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/governo-bush-se-nega-a-fornecer-informacoes-sobre-quem-financia-na-bolivia/

Nenhum comentário: