"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 21 de outubro de 2007

O preconceito se sobrepõe à análise!

É normal considerar que os direitos das mulheres são muito mais preservados no Ocidente do que no Oriente, nos EUA do que na Índia ou no Paquistão. No entanto, no Ocidente, talvez com exceção de Margaret Thatcher, nenhuma mulher teve atuação política comprável às lideranças existentes no Oriente, na Índia com as mulheres da família Gandhi (mas não da família do Gandhi), a Benazir Bhutto no Paquistão, Corazón Aquino nas Filipinas. A líder da oposição em Myanmar é uma mulher.

No Brasil, por exemplo, não há nenhuma mulher que tenha ou que teve  importância política de fato. Quem sabe em 2010 com Dilma Roussef.

Nenhum comentário: