"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Estou tendo sorte com livros!

Um livro para ser bom ele precisamente apresentar uma nova idéia, um novo problema, uma nova maneira de ver as coisas já sabidas e uma dificuldade para que se continue pensando como antes. E isso é fundamental para um livro ser bom porque quando você se aprofunda em determinada área dificilmente um livro novo trará novas informações. Por exemplo, dificilmente encontrarei num livro de economia brasileira alguma informação que eu desconheça, então apenas a idéia pode ser nova. E muito difícil encontrar idéias novas. Estou falando de idéias novas, besteiras novas não contam, besteiras surgem sempre.

Estou acabando de ler "Uma Nova República: História dos Estados Unidos no Século XX" de John Lukacs. O autor acredita que a história se explica por diferentes garaus de mistura entre o nacionalismo e o socialismo. Acredita efetivamente que haja uma tendência socialista nos EUA. Também entende que a cultura anglo-saxônica explica o que os EUA são hoje e ela está se decompondo. Os problemas norte-americanos também seriam explicados pela decomposição dos valores morais na sociedade americana que se apresentam pelo aumento do número de abortos que chegou a superar o número de nascimentos, pelo aumento do número de divórcios, etc. É uma visão profundamente conservadora dos problemas americanos, de fato o autor acredita que a decomposição moral da sociedade levou ao esgotamento do liberalismo o que faz com que cada vez mais jovens tornem-se conservadores. Obviamente, não concordo que haja um tendência socialista nos EUA e com outras coisinhas, mas o livro levanta questões efetivamente interessante.

Nenhum comentário: