"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 21 de outubro de 2007

O mundo continua sem graça e repetitivo!

Gosto de contar qué às vespéras da Primeira Guerra Mundial, Hitler estava insatisfeito com o mundo. Porque o mundo já não era animado como no tempo de Bismarck, cheio de guerras e conquistas.

Todo observador, em geral, tende a considerar o seu tempo monótono, o mundo sempre parece muito repetitivo. Sempre que navego por jornais do mundo inteiro, inicialmente fico com a sensação de que a história está acelerada. O Putin está ameaçando os EUA. Os turcos ameaçam invadir o Iraque. O Irã constroi a sua bomba atômica. Os japoneses temem a China. A União Européia aprova o Tratado de Lisboa. Os países emergentes contestam o FMI. A África cresce. Mas tudo isso é a mesma história, sempre recontada, com os mesmos finais. Já não há novidades que façam ressurgir a esperança de que o futuro não apenas será diferente do passado, mas que será substantivamente melhor. No fundo, estamos todos prontos a vender a nossa vida por um passaporte americano.

Nenhum comentário: