"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Juros baixos são a solução?

O FED reduziu a taxa de juros para 0,25% ao ano. Os incautos imaginam que isso servirá para estimular a economia. Entretanto, o Japão durante a crise dos anos 90 teve taxa de juros reais negativas e isso foi incapaz de solucionar crise. Todas as políticas de estpimulo à economia fracassaram. Há um risco disso ocorrer nos EUA. A preferência pela liquidez pode aumentar ainda mais, os recursos não serem canalizados para os bancos e para empréstimos e com isso a estaganação ser realimentada.

É hora de gastar. A melhor alternativa para realimentar a economia é elevar o gasto público. Mas também cabe lembrar que isso não funcionou no Japão, o déficit público disparou, a dívida pública se tornou uma das maiores do mundo como proporção do PIB e o país continuou estagnado.

Ou seja, o pior das crises é que não há receitas prontas para sair delas.

Nenhum comentário: