"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Haverá um limite para a crise? A crise está se agravando em proporções alarmantes!

22/12/2008 - 02h38

Exportações japonesas caem a nível recorde em novembro

da Efe, em Tóquio

As exportações voltaram a cair em novembro no Japão, a segunda maior economia do mundo. A queda sem precedentes nos negócios do país foi de 26,7%, para 5,327 trilhões de ienes (US$ 59,392 bilhões).

O valor cria um novo déficit na balança comercial japonesa e é a segunda queda mensal consecutiva deste indicador desde 1980.

Em novembro, o Japão registrou um déficit em sua balança comercial de 223,4 bilhões de ienes (US$ 2,488 bilhões), devido sobretudo a uma abrupta queda de suas exportações, até agora principal motor da economia japonesa, pela revalorização do iene e a crise econômica global.

As vendas ao Oriente Médio, Rússia e países da Europa do Leste desaceleraram, mas a queda mais significativa foi a das exportações aos EUA, que caíram 33,8%.

Com a Europa, o Japão reduziu seu superávit comercial em 49,8%, enquanto com a Ásia a queda foi a mais acusada, do dia 78,2%.

As exportações aos países da União Européia perderam 30,8% em relação ao ano anterior, a segunda queda mais forte da história.

A balança comercial japonesa já entrou em números vermelhos em janeiro, agosto e outubro durante este 2008 de crise econômica, mas o habitual nos últimos anos foi que registrasse fortes superávit.

Endereço da página:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u482195.shtml

Nenhum comentário: