"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 23 de agosto de 2008

Respondendo a uma ex-aluna

Abaixo segue a resposta que dei ao e-mail enviado por uma ex-aluna. Vou publicar aqui omitindo o nome.

Oi XXXX,
Que bom receber um e-mail seu.
Obrigado pelos parabéns atrasado.
Agora estou no Unibero como coordenador do curso de ri, vamos ver o que vai acontecer, pelo menos estou tentando fazer os alunos estudarem mais.
Chefe é sempre problemático, todo ambiente de trabalho tem as suas complicações. Você deve analisar o seu emprego não pela sua reação emocional ao seu chefe. Mas racionalmente, as questões fundamentais são, nesta empresa tem espaço para crescer? Na empresa ainda há alguma função que você almeja? Se não, aí sim o negócio é procurar outras oportunidades. Mas procure também sem desespero para vc conseguir transmitir tranqüilidade e segurança nas entrevistas e não ansiedade.
Não sei se já disse isso em outra oportunidade, fazer uma boa pós-graduação pode ser um meio de fazer novos contatos que sirvam para vc mudar a rota da sua carreira.
Não há como olhar as relações internacionais e os negócios com os olhos das relações pessoais. Nas relações pessoais a traição é imoral, porque o padrão para se avaliar uma ação é o da moralidade da ação, a moral é o fim em si mesmo. No mundo dos negócios e das ri, qual é o objetivo? O lucro e o poder, então a correção da decisão, da ação é definida pelo lucro e o poder e não pela moral. Aí a gente pode ficar mal com a decisão que tem que tomar, mas não há como evitar. Por isso é sempre complicado fazer negócos com familiares e amigos. Enfim uma parceria comercial deve ser mantida enquanto é lucrativa para ambas as partes. Se aparece uma parceira mais lucrativa para uma das partes não há o que fazer a não ser trocar de parceria. Mas do ponto de vista pessoal é bom não se conformar com isso.
Faz pouco tempo que vc terminou a faculdade, é difícil mesmo se acostumar a não ter aulas. Porque no fim das contas o fato de estar tendo aulas tirava um pouco o peso do dia a dia, porque vc sempre podia pensar que estava se preparando para o futuro, era uma prepração para a vida, então era mais fácil. Quando termina a faculdade vc é jogado no mundo, já está no futuro e tem que resolver o que fazer, já não é mais uma preparação. Além disso servia para ter sempre um momento de jogar conversa fora com os colegas, etc. Então todo mundo sente falta mesmo, fica com saudade. Era o mundo onde vc estava protegida do mundo.
Outra razão para saudade é que desde formada você não deve ter conversado sobre os nossos temas, sobre os nossos assuntos. Se for isso, apareça para conversarmos.

Beijos,

Corival

Nenhum comentário: