"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Onde o Serra pensa que está?

O Serra voltou a atacar a Bolívia, dizendo que ao contrário da Bolívia, a Colômbia não faz corpo mole no combate ao narcotráfico. Tenho várias dúvidas, tem alguém recebendo para aconselhar o Serra a dar estas declarações? O Serra está tentando imitar o Paulo Maluf em campanha? O Serra sabe que é candidato a presidente do Brasil e que aqui ninguém está nem aí para isso, que não vai ganhar voto por ficar atacando a Bolívia? O Serra está pensando, eu perco a eleição, mas faço um estrago na política externa brasileira? O Serra está sendo pressionado pelos segmentos mais a direita a atacar o governo Lula e como não pode, resolveu fazer estas críticas raivosas contra a Bolívia de Evo Morales? Ele faz estes ataques porque sabe que serão manchetes em sites e jornais?

Se os ataques de Serra à Bolívia sinalizam o direcionamento que será dado à política externa brasileira num governo Serra, o retrocesso será enorme. E note-se que se Serra tivesse vencido em 2002, a expectativa era outra, pois tinha atuado na questão dos genéricos na OMC, talvez a posição mais autônoma do governo FHC em âmbito internacional, e pretendia, segundo a imprensa, nomear o Celso Amorim como Ministro das Relações Exteriores.

Nenhum comentário: