"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

sábado, 18 de agosto de 2007

O Patriarcado Ecumênico e o governo da Turquia

CORTE NEGA TITULO DE "ECUMÊNICO" A PATRIARCA ORTODOXO

A Suprema Corte turca confirmou hoje, que o líder espiritual da Igreja Ortodoxa no mundo, o Patriarca Bartolomeu II, que vive e trabalha em Istambul, não tem o direito de receber o titulo de "patriarca ecumênico".

"O patriarca esta em território turco e deve ser sujeito as leis turcas. Por essa razão, não existe base legal para reivindicar o titulo de ecumênico" _ afirma a sentença da Suprema Corte.

A sentença se apóia no fato de _ com base no Tratado de Lausanne, de 1923, que regulariza o status das minorias na Turquia _ o Patriarcado Ortodoxo, bem como a Igreja Católica e outras religiões, não terem um status jurídico reconhecido.
Do ponto de vista turco, o titulo "ecumênico" tem um valor político internacional.
Em contrapartida o Patriarcado Ortodoxo sustenta que o titulo "ecumênico" só tem valor religioso no seio da Igreja Ortodoxa, onde o Patriarca Ecumênico de Constantinopla é considerado "primus inter pares", entre os demais patriarcados do Cristianismo Oriental.

Nenhum comentário: