"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?
Mostrando postagens com marcador Favoritos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Favoritos. Mostrar todas as postagens

sábado, 9 de junho de 2007

Comentando favoritos 8.

O site http://www.chavodel8.com/ é ótimo, quem gosta do Chaves não pode deixar de visitar. Todo o tipo de informação sobre o programa que você possa imaginar, você encontra no site. Por exemplo, porque em português quando o Chaves apronta alguma coisa dizem "é o Chaves de novo", porque no original dizem "é o Chaves do oito". Também é possível entender algumas piadas sem graça que são resultado de uma tradução equivocada. Você encontra também as brigas entre os atores e o destino de cada um. Aprende até sobre a lei mexicana, por exemplo, hoje a Maria Antonieta de las Nieves tem o direito sobre a personagem Chiquinha (Chilindrina), por quê? Porque no México é preciso renovar periodicamente a patente, o Roberto Bolaños atrasou na renovação e ela fez o registro em seu nome, o que azedou novamente as relações entre os dois que estavam melhorando.

Comentando favoritos 7.

O CEDES é um excelente organismo de pesquisa argentino. O forte são as questões de Estado e economia, mas pode-se encontrar material sobre educação, saúde e outras questões secundárias. Interessante como na Argentina há mais centros de pesquisa relevantes do que no Brasil e produzem material mais consistente, que não perdem importância com o passar do tempo.
Seguindo a ordem o próximo link é para o site do Cedec, o Cedec surgiu como uma organização inovadora, um rompimento com o Cebrap, criar uma organização de pesquisa voltada não para o dinheiro, mas para os movimentos sociais. Hoje isso já se perdeu, o Cedec é uma organização como outra qualquer, possui ainda de relevante a revista Lua Nova, o site é ruim não tem nada importante. O Cedec está aí só porque o prof. Marcelo é membro, quando expulsarem ele de lá, o Cedec sai dos favoritos.
O Centro de Estudios Públicos do Chile é bom especialmente para baixar traduções de obras clássicas em espanhol, especialmente textos liberais. A organização é liberal como a maior parte das instituições universitárias e acadêmicas do Chile. No Chile só existe os liberais e a extrema-esquerda que vive isolada.
Qualquer trabalho sobre a América Latina e seus país que não utilize os textos da CEPAL são irrelevantes. Então o ponto de partida para estudar a América Latina é a Cepal mesmo que ela tenha perdido o glamour do passado e tenha aderido, ainda que parcialmente, ao ideário neoliberal. Mais, quer entender a América Latina, entenda a Cepal.

Comentando favoritos 6.

O texto postado abaixo do Nye foi retirado do site Weatherhead Center for International Affairs de Harvard, que é um dos links em favoritos. É sempre um site que deve ser visitado em qualquer pesquisa sobre relações internacionais. Outro link de Harvard disponível é o do Center dor International Development. Esse desenvolvimento está em sentido amplo trata desde combate à corrupção até questões econômicas propriamente ditas.
O site do CEPII é excelente, é francês, mas possui versão inglês e muitos dos textos são em inglês. Todos que desejam não permanecer prisioneiros das idéias norte-americanas devem visitar o CEPII. E ainda fazer uma visita também a site do Cepremap que eu esqueci de colocar nos favoritos. Os temas tratados são basicamente de economia.
Center for Civil Society é uma ONG como já se percebe pelo nome, uma organização liberal indiana. Por exemplo, a campanha atual é que o dinheiro não vá para as escolas, mas para os alunos para que eles possam escolher a escola, é o direito de escolher. Típica campanha liberal. mas serve para conhecer a Índia. Vou deturpar o pensamento de um autor, Quentin Skinner diz que conhecemos o pensamento de uma época pelos autores menores, podemos dizer então que conhecemos ma sociedade pelos piores, portanto, comecemos a conhecer a Índia conhecendo o que defendem os liberais indianos. Quer conhecer o mais insuportável liberal indiano visite http://www.econ.ucla.edu/lal/ que nunca estará nos favoritos, é a página de Deepak Lal. Para se purificar depois desta visita aos párias do pensamento faz bem conhecer o Centre for the Study of Globalisation and Regionalisation da Universidade Warwick do Reino Unido. Ai as idéias serão críticas ao processo de globalização e ao capitalismo. Onde mais em pleno 2007 você poderia encontrar artigos sobre reestruturação de dívida soberana?
Depois temos o site do Cebrap. Um dos fundadores do Cebrap foi o nosso felizmente ex-presidente FHC, mas não pensemos mal da instituição só por isso. A instituição entrou em crise quando ele se tornou presidente, porque os melhores não estavam dispostos a aderir à ideologia liberal e do mau governo. Hoje o Cebrap é dirigido por José Arthur Giannotti que alterna entre duas atividades defender os crimes do PSDB e acusar os crimes do PT. Mas o Giannotti já pensou e pensava bem. Vários artigos das revistas do Cebrap estão disponíveis na internet, vale a pena fazer o download de muitos. A maior parte dos artigos contribuem para o melhor entendimento do Brasil.

Comentando favoritos 5.

Os blogs eu não irei informar o que são pois já está especificado. São todos interessantes no que se propõem fazer.
O site do Carlos Cirne-Lima tem alguns artigos, mas é mais para informação sobre o autor, é um estudioso da dialética. Dois livros interessantes: "Sobre a Contradição" e "Dialética para principiantes".
O segundo link é para o centro de estudos do Carlos Escudé. Escudé é autor de uma teoria do realismo periférico, ideólogo da política externa do governo Menem, defendia a adesão da Argentina aos EUA no início dos anos 90, e hoje se arrependeu diz que a Argentina deve aceitar a liderança brasileira. É autor da única teoria das relações internacionais formulada na periferia no sentido rigoroso do termo, ou seja, criticando as teorias existentes. Possui disponível on-line uma obra completa sobre a história da política externa argentina, não há algo similar no Brasil. Vale a pena visitar.
O terceiro é de um centro de pesquisa sobre paz, sobre os conflitos bélicos.
O Cato Institute é uma tradicional organização liberal, que obviamente faz campanha em defesa das teses liberais em qualquer assunto. Quer saber se você pensa errado, veja se o cato pensa como você.

http://www.cirnelima.org/
http://www.cema.edu.ar/ceieg/
http://www.carnegieendowment.org/
http://www.cato.org/

Comentando favoritos 4.

O primeiro link é de uma página da Universidade de Berkeley sobre economia internacional, mas trata especialmente da questão tecnológica. O principal autor disponível é John Zysman.
O segundo trata da Biblioteca Virtual de Economia do Prossiga. No Prossiga é possível encontrar biblioteca virtual para diversos assuntos. Na da economia existe textos sobre tudo, mas especialmente de artigos de jornais e alguns de congressos.
O terceiro é uma Biblioteca Virtual em Relações Internacionais em inglês que disponibiliza sites e textos para os mais variados assuntos dentro das relações internacionais.
O quarto é a Biblioteca Virtual Cervantes que traz obras em espanhol e informações históricas sobre a Espanha. É possível inclusive ouvir "Don Quijote de la Mancha".

http://socrates.berkeley.edu/~briewww/
http://www.prossiga.br/nuca-ie-ufrj/economia/
http://www.etown.edu/vl
http://www.cervantesvirtual.com/index.jsp

Comentando favoritos 3.

O primeiro link é sobre André Gunder Frank, já falei em outros posts sobre ele. Um teórico radical nos dois sentidos da palavra. Não é necessário falar sobre ele mais, basta lembrar que ele é melhor que FHC, mesmo que pague o preço do isolamento intelectual. Textos sobre economia da América Latina e mundial podem ser encontrados aí.
O segundo link é sobre a integração européia. Um excelente site, textos sobre diferentes assuntos e períodos. É possível fazer excelentes trabalhos sobre a UE apenas com os textos disponíveis neste site. E a partir dele é possível chegar a outros bons sites.
O terceiro link possui uma série de artigos escritos pelos principais teóricos das relações internacionais contemporâneas como Barry Buzan, E. H. Carr, Robert Keohane, Susan Strange, etc. Todo estudante de relações internacionais deveria consultar.
O quarto link é da Associação Argentina de Economia Política, onde se encontra muitos textos sobre a situação econômica da Argentina, sobre história econômica.
O último link é para a página de Barry Eichengreen. Como todos os meus alunos sabem é o autor do livro "Globalização do Capital", há vários textos disponíveis e sobre vários assuntos relacionados a economia mundial, inclusive textos sobre o Brasil.

http://www.rrojasdatabank.org/agfrank/
http://aei.pitt.edu/
http://www.allannoble.net/articles_by_international_relations_theorists.htm
http://www.aaep.org.ar/
http://emlab.berkeley.edu/users/eichengr/index.html

Comentando favoritos 2.

O primeiro link é do Aiatolá Khamenei. Então obviamente interessa a todos que querem conhecer o Irã e especialmente para quem busca a interpretação autorizada do islamismo xiita. Veja que os sunitas não possuem uma liderança central como os xiitas. Aiatolá seria como o papa ou o patriarca do islamismo, enquanto os sunitas teriam uma organização mais parecida com os protestantes.
O segundo link é de Ajit Singh, que obviamente é indiano e é também economista. Então quem se interessar por uma visão heterodoxa da economia, por estudos sobre o desenvolvimento, industrialização deve buscar artigos nesta página do professor da Universidade de Cambridge, Inglaterra.
Fugindo do assunto, um dos grandes debates da economia do pós-guerra é conhecido como Cambridge versus Cambridge, ou seja, MIT versus Cambridge University. A discussão era bastante insípida, sobre o conceito de capital, os autores de Cambridge-UK acusavam os autores de Cambridge-MA-US de não definirem o que era capital, de onde vinha o capital o que resultaria numa teoria vazia. Há um polêmica sobre a relevância deste debate, para Mark Blaug, ele é irrelevante.

http://www.leader.ir/langs/EN/index.php
http://www.cbr.cam.ac.uk/people/singh.htm

Comentando favoritos 1.

Esta é uma ong contrária ao Banco Mundial e ao FMI, produto das comemorações pelos 50 anos do Banco Mundial. Nessa época eu fui à Inglaterra e achei muito curioso encontrar um livro intitulado exatamente "50 years is enough" e uma dos artigos era do Lula, logo pensei que o Aloísio Mercadante que teria escrito. A livraria Blackwell em Oxford onde encontrei o livro continua sendo a maior livraria na qual já entrei. A livraria da Ática que teve em São Paulo não me convenceu. Enfim este link é bastante recomendável para todo tipo de esquerdista.

http://www.50years.org/index.html