"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?
Mostrando postagens com marcador Papa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Papa. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Vaticano: Estado ou ONG?

09/08/2007 15.38.04



O Vaticano rejeita a proposta do “Economist”, que propunha que a Santa Sé renunciasse ao seu estatuto diplomático, passando a "definir-se como a maior ONG do mundo”.







(9/8/2007) Numa entrevista ao quotidiano católico italiano, “L’Avvenire”, o arcebispo Dominique Mamberti (substituto da Secretaria de Estado, espécie de ministro dos Negócios Estrangeiros da Santa Sé) defende o papel da diplomacia do Vaticano ao serviço da paz e dos direitos humanos, assumindo nomeadamente posições contra-corrente relativamente à cultura dominante. “Não admira – declara D. Mamberti – que se queira diminuir o eco da sua voz”. De facto, “desempenhando o seu próprio papel internacional, a Santa Sé está sempre ao serviço da salvação integral do homem, segundo o mandato recebido de Cristo”.
“Por detrás do convite a reduzir-se a uma ONG – prossegue o prelado – para além da incompreensão sobre o estatuto jurídico da Santa Sé, existe também, provavelmente, uma visão redutiva da sua missão, que não é sectorial ou ligada a interesses particulares, mas sim universal, abarcando todas as dimensões do homem e da humanidade”. “É por isso que a acção da Santa Sé, no âmbito da comunidade internacional, é muitas vezes sinal de contradição, porque ela não cessa de elevar a sua voz em defesa da dignidade de cada pessoa e da sacralidade da vida humana, sobretudo do mais débil , assim como na tutela da família fundada no matrimónio entre um homem e uma mulher, para reivindicar o direito fundamental à liberdade religiosa e para promover entre homens e povos relações assentes sobre a justiça e a solidariedade”.
Na referida entrevista, D. Mamberti deixa a hipótese de que a proposta do semanário inglês possa ser porventura motivada “por uma compreensão não exacta do lugar da Santa Sé na comunidade internacional, (incompreensão) que remonta aos inícios da própria comunidade internacional e se foi consolidando sobretudo no final do século XIX. Com o desaparecimento dos Estados Pontifícios, tornou-se cada vez mais claro (observa) que a personalidade jurídica internacional da Santa Sé é independente do critério da soberania territorial”.

domingo, 13 de maio de 2007

Bem-vindo o que vem em nome do Senhor! 2

O presidente Lula posicionou-se contra um plebiscito sobre o aborto tomando a posição desejada pela CNBB. Mas Lula espera que o papa se posicione favorável à liberalização agrícola e a reforma das Nações Unidas. Se o comércio agrícola for liberalizado graças ao papa podemos encerrar as atividades do Itamaraty, se é que ainda resta alguma.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Bem-vindo o que vem em nome do Senhor!

O Papa Bento XVI chegou ao Brasil ontem. Apesar do discurso da imprensa sobre a falta de simpatia do papa Bento XVI comparada a do antecessor, o que se viu nas ruas ontem e na área do mosteiro São Bento mostra que o carisma é do papa. É o papa que reaviva a fé do povo, e pouco importa quem é o papa. A população católica além junto com as que circulam no entorno do catolicismo se comovem pela presença do papa que é considerada difusora da graça, manifestação do sagrado e da santidade. Portanto, as pessoas irão sempre se aglomerar para se aproximar e tocar o papa. Isto só se modificará quando a religião perder completamente o significado para os indivíduos, o que no caso do Brasil é praticamente impossível. No caso do Brasil há um aspecto curioso que é a sobreposição de religiões, porque as pessoas buscam o sagrada em qualquer manifestação. Então uma parte dos que perseguem o papa também iriam atrás do Dalai Lama. É possível que se Sai Baba viesse Brasil em corpo presente (e não apenas em projeções astrais), a mesma pessoa que fui ver o papa também iria atrás de Sai Baba. A diferença na quantidade de pessoas é que o papa é universalmente conhecido como sagrado diferentemente dos demais. Até o patriarca ecumênico ou o patriarca de Moscou e de toda a Rússia teria público se bem divulgado.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Lula da Silva: Papa como embaixador

O presidente brasileiro, Lula da Silva, quer transformar o Papa Bento XVI, que chega amanhã ao Brasil para uma visita de cinco dias, numa espécie de seu ‘embaixador’ para disseminar pelo Mundo as políticas sociais implementadas pelo seu governo.

Essa é uma notícia do jornal português Correio da Manhã. Realmente o Lula não pode estar falando sério achando que vai enrolar o dirigente de uma instituição que tem dois milênios. Se Lulas enganassem papas, a Igreja teria desaparecido há séculos.