Morei em Goiânia durante um semestre para fazer cursinho. Morava na casa da minha prima. Goiânia é uma cidade agradável, razoavelmente organizada (claro não é Brasília). A principal avenida de Goiânia é a avenida Anhangüera cruza toda a cidade, você pode entrar por um lado de Goiânia e sair pelo outro pela Anhangüera, é o eixo em torno do qual Goiânia foi construída e portanto representa o ponto de referência. Também chama-se Anhangüera a principal emissora de televisão de Goiás das Organizações Jaime Câmara. Se a avenida Anhangüera representa o progresso e o projeto da modernidade goiana, a tv Anhangüera representa o atraso, representa o mandonismo na política, o clientelismo, a subserviência ao poder. Anhangüera em tupi significa diabo velho, em português é utilizado apenas com o significado de diado segundo o Aurélio. E portanto sintetiza de forma perfeita a situação da Anhangüera em Goiás, é como o diabo promete o céu, ganhos incalculáveis, promote a modernidade, mas cobra um preço alto, cobra a sua alma. É isso que ocorre em Goiás, de um lado a Anhangüera oferece a modernidade, uma nova cidade, novos padrões de urbanização. Por outro lado, a Anhangüera macula a alma goiana na medida em que faz com as novas instituições que deveriam representar progresso, venham com o selo do atraso e da subserviência. O que a construção da avenida Anhangüera representou passos rumo à modernidade, o estabelecimento da tv anhangüera representou retrocesso. É a cilada do diabo, do anhangüera temido pelos índios. Basta ver que o Jorge Kajuru quando tentou estabelecer uma rádio independente que dizia a verdade não conseguiu, foi expulso do estado sob ameaça de morte.
Goiânia é uma cidade que tem universidades e faculdades, mas não é uma cidade universitária, não é uma cidade intelectual, uma cidade onde haja um amor aos livros. A relação com o livro é funcional, o sujeito apenas compre o livro-texto da disciplina e fica com o livro durante o semestre depois dispõe dele. Com isso os sebos de Goiânia são bastante atrativos, são baratos, os livros tendem a ser muito mais baratos do que em sebos de Brasília e São Paulo, porque não há colecionadores de livros, e há pouco interesse no livro em si mesmo e no trabalho intelectual. É uma pena, porque é uma bela cidade, seria um bom lugar para morar e estudar.
Mas não adianta nada a cidade ser organizada quando quem trabalha nela não entende a lógica da organização da cidade, não entende os processos, a ineficiência tende a prosperar. Da última vez que fui em Goiânia foi para pegar um avião para São Paulo, estava voltando de Barra do Garças (lembrem-se tenho que escrever mito Barra do Garças porque segundo o contador de visitas quem chega no meu blog pelo google na maior parte procurou algo relacionado à Barra do Garças), eu iria no dia anterior para Goiânia, dormiria na casa dos meus tios e iria embora no outro dia. Mas como meus tios estavam viajando tive que chegar no mesmo dia, e ficar esperando um tempão pelo avião. Então deixei minhas malas no guarda-volumes e peguei um táxi para a rua 4. Numa cidade que é organizada se uma rua chama-se rua 4 é porque existe uma rua 3, uma rua 5, uma rua 6, e se a cidade é organizada mesmo a rua sete será perpendicular à rua 4. Mas apesar de morar em Goiânia, trabalha em Goiânia, o taxista não conhecia o processo, não conhecia a "burocracia". O pior é quando as pessoas não entendem os processos tentam nos convencer que nós que estamos errados. Como não tenho muita paciência para a burrice felizmente há um ponto de referência fácil para iniciar a peregrinação pelos sebos da rua 4 e da avenida Goiás, que são as lojas Americanas que fazem fundo para a rua 4, e que a porta de entrada fica na avenida Anhangüera.
Em Goiânia refletindo o seu pacto com o anhangüera há falsas modernidades. O aeroporto de Goiânia, Santa Genoveva, é uma porcaria, parece uma rodoviária de cidade pequena. Mas o maior equívoco é a rodoviária de Goiânia. Desde o início a rodoviária de Goiânia pretendia ser uma rodoviária modelo no país. Inicialmente era uma rodoviária grande, sem muito conforto, mas que atingia o objetivo fim que era ser RODOVIÁRIA. Mas aí inventaram de modernizar a rodoviária, vamos privatizar a rodoviária e fazer rodoviária e shopping. Então todo o espaço foi modificado e a rodoviária foi comprimida. Então como rodoviária, a rodoviária de Goiânia não passa de um shopping ruim e uma rodoviária horrível. Ou seja, tentando ser moderno perderam a atividade fim.
Um comentário:
goiânia realmente tem um grande potencial, mas infelizmente, não tirou de sua cabeça a idéia de cidade para 50 mil hab. e não vio que é uma cidade de 1milhão e meio de hab. e que foi considerada uma das melhores em qualidade de vida. mas tb não precisa exagerar!
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