"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

domingo, 20 de janeiro de 2008

A Rússia querendo voltar a brincar de potência! Quem vai querer brincar com ela?

Segundo o chefe do estado-maior das forças armadas
Rússia poderá recorrer a armas nucleares
Reforçando o discurso sempre musculado do presidente russo, Vladimir Putin, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Iúri Baluevski, afirma que o país poderá recorrer a armas nucleares em caso de necessidade. Nomeadamente de forma preventiva.

“Não tencionamos atacar ninguém, mas consideramos necessário que todos os nossos parceiros compreendam claramente e ninguém tenha alguma dúvida de que, para defender a soberania e a integridade territorial da Rússia e dos seus aliados, serão empregues as Forças Armadas, nomeadamente de forma preventiva e com o uso de armas nucleares”, declarou o general numa conferência realizada em Moscovo.
Segundo o general Iúri Baluevski, “é preciso ter presente a história e a experiência da Rússia”, que mostram que a militarização excessiva da sociedade, na ausência de guerras, mina as bases da sua existência. Baluevski referia-se ao período soviético (1917/1991), quando a corrida ao armamento, após a II Guerra Mundial, acabou ser um factor que conduziu à destruição do sistema comunista e da União Soviética. “Hoje, a transição da Rússia para novas relações económicas colocou perante as Forças Armadas e outras tropas e forças que fazem parte da organização militar do Estado as mais complicadas tarefas, não só de carácter militar mas também económico”, recordou o general.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=274380&idselect=91&idCanal=91&p=200

Nenhum comentário: