Segundo o chefe do estado-maior das forças armadas
Rússia poderá recorrer a armas nucleares
Reforçando o discurso sempre musculado do presidente russo, Vladimir Putin, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Iúri Baluevski, afirma que o país poderá recorrer a armas nucleares em caso de necessidade. Nomeadamente de forma preventiva.
“Não tencionamos atacar ninguém, mas consideramos necessário que todos os nossos parceiros compreendam claramente e ninguém tenha alguma dúvida de que, para defender a soberania e a integridade territorial da Rússia e dos seus aliados, serão empregues as Forças Armadas, nomeadamente de forma preventiva e com o uso de armas nucleares”, declarou o general numa conferência realizada em Moscovo.
Segundo o general Iúri Baluevski, “é preciso ter presente a história e a experiência da Rússia”, que mostram que a militarização excessiva da sociedade, na ausência de guerras, mina as bases da sua existência. Baluevski referia-se ao período soviético (1917/1991), quando a corrida ao armamento, após a II Guerra Mundial, acabou ser um factor que conduziu à destruição do sistema comunista e da União Soviética. “Hoje, a transição da Rússia para novas relações económicas colocou perante as Forças Armadas e outras tropas e forças que fazem parte da organização militar do Estado as mais complicadas tarefas, não só de carácter militar mas também económico”, recordou o general.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=274380&idselect=91&idCanal=91&p=200
Nenhum comentário:
Postar um comentário