Brasil: Surto de febre amarela
Pânico gera mau uso de vacinas
Num inesperado efeito colateral do pânico – que se está a generalizar no Brasil face ao surto de febre amarela que já matou oito pessoas desde o início do ano – os hospitais começam a receber pacientes com problemas devido a sobredosagem da vacina contra a doença.
direitos reservados
Brasília é a mais afectada
De acordo com o Ministério da Saúde, neste momento há no Brasil 31 desses casos oficialmente registados, dois deles com os pacientes em estado grave, nomeadamente nos hospitais de Brasília.
Na maior parte dos casos foi o medo de contrair febre amarela que levou as pessoas a tomarem novamente a vacina, mesmo antes de terminado o prazo de dez anos de actuação da dose anterior. Algumas pessoas tomaram a vacina mais de uma vez com poucos dias de intervalo, receando que uma dose apenas não as imunizasse.
O medo da população está a fazer--se sentir até em regiões distantes das áreas críticas, onde há décadas não se regista um único caso de febre amarela, e está a esgotar rapidamente a vacina, mesmo com o reforço enviado pelo governo.
Acrescente-se que face ao pânico têm eclodido tumultos em várias cidades e, para tentar garantir a vacinação de toda a gente que o queira fazer, o laboratório que fabrica a vacina duplicou a produção, enquanto o governo central proibiu provisoriamente a exportação do produto.
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=274408&idselect=91&idCanal=91&p=200
Nenhum comentário:
Postar um comentário