"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

terça-feira, 18 de setembro de 2007

É verdade, faltou o PT, ele passou para o outro lado!

CARLOS HEITOR CONY

O papel que ele faz RIO DE JANEIRO - Para ser sincero, comentar mais uma vez o caso do presidente do Senado, absolvido pelos seus colegas na semana passada, é um saco maior do que aquele que Papai Noel usa no natal. Chamar os senadores que o apoiaram de sicofantas não adianta mesmo -nem os próprios sabem o que é e o que faz um sicofanta.
Em nenhum momento duvidei da absolvição e da choradeira posterior daqueles que esperavam a condenação. Para pressionar a maioria do Senado, faltou a mobilização popular, que foi eficiente e decisiva no caso do impeachment de Collor.
E por que faltou a mobilização das ruas? O único partido com know-how para isso seria o PT, como foi o antigo PC de outros tempos. No caso de Collor, deve-se ao Partido dos Trabalhadores não só a massa de documentos que alimentou o processo mas a massa de povo que saiu às ruas. Desta vez, porém, o PT estava do outro lado, comprometido com o governo e com os escândalos da gestão petista -da qual a corrupção generalizada na vida pública é uma decorrência e um preço pelo apoio que dá ao governo.
A mídia não atinge a elite da elite, que está se lixando para a mediocridade financeira das negociatas que somente escandalizam a classe média. Quanto ao povão, não tomou conhecimento daquilo que um dos entrevistados na praça da Sé, em São Paulo, chamou de "novela".
No dia da votação no Senado, o cidadão respondeu a uma enquete feita por repórteres de vários jornais e emissoras de rádio e televisão. Disse que não sabia de nada, não tivera tempo para "acompanhar" aquela novela sobre a qual perguntavam. Trabalhava o dia todo e só podia "acompanhar" as novelas da noite -gostava muito da Camila Pitanga. Sobre Renan Calheiros, perguntou: "Qual é o papel que ele faz?".


Nenhum comentário: