"Desde mi punto de vista –y esto puede ser algo profético y paradójico a la vez– Estados Unidos está mucho peor que América Latina. Porque Estados Unidos tiene una solución, pero en mi opinión, es una mala solución, tanto para ellos como para el mundo en general. En cambio, en América Latina no hay soluciones, sólo problemas; pero por más doloroso que sea, es mejor tener problemas que tener una mala solución para el futuro de la historia."

Ignácio Ellacuría


O que iremos fazer hoje, Cérebro?

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Prece de Cáritas (Leiam o post abaixo)

Prece de Cáritas
Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor!Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que não vos conhece, esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
Deus! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita,e todas as lágrimas secarão., todas as dores se acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos, oh!Bondade, oh!Beleza, oh!Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a Vossa misericórdia.
Deus! Dia-nos força de ajudar a fi de subirmos até Vós;dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde refletirá a Vossa Imagem.

Oração recebida na noite de Natal, 25/12/1873
pela médium Mme.W.Krill, em Bordéus,França

domingo, 29 de julho de 2007

Amar a Deus acima de tudo?

Quando éramos crianças meu irmão e eu tínhamos um problema existencial, estudávamos em escola salesiana e obviamente sempre ouvíamos que devíamos amar a Deus sobre todas as coisas, o problema que nós nos colocávamos era que era impossível seguir este mandamento porque amávamos mais os nossos pais. Um problema real já que poderíamos ser condenados ao inferno. Por isso, é preciso ter cuidado com o que ensinar e o quanto ensinar de religião para crianças.
Apesar deste dilema lá em casa o ecletismo sempre foi dominante, porque na família tem católicos praticantes, católicos que não sabem nem o que responder quando o padre diz "Senhor, tende piedade de nós", espíritas kardecistas que acham que espiritismo é religião e os que acham que espiritismo é ciência, tem os adeptos da Nova Era no Vale do Amanhecer, têm os protestantes pentecostais, tem espiritualista, tem as versões mais místicas do cristianismo onde se mistura elementos ciência cristã com alguns elementos orientais, ateus e indiferentes. Enfim é uma salada religiosa. Assim uma das poucas coisas engraçadas quando a minha avó estava doente era as discussões religiosas. Minha tia que é evangélica ia lá e orava com a Igreja Universal, depois vinham os Mórmons, ou gente da Congregação Cristã do Brasil, ou do Vale do Amanhecer, etc. Aí minha tia evangélica depois que ela orava se aparecia outro para orar ela dizia pra minha mãe "que adianta eu orar aqui se eu tiro o demônio e logo vem outro e trás o demônio de volta". Uma irmã da minha avó ligada a Ciência Cristã e similares entre contra medicamentos, contra ligar a televisão entre outras coisas, aí várias vezes que eu ia dar remédio ou água ou comida pra minha avó ela engasgava, e eu sempre chamava minha mãe para ajudar minha avó, mas minha tia-avó não aceitava isso, ela achava que eu deveria ficar quieto, não fazer nada e deixar que Deus operasse e resolvesse o problema sozinho, aí eu sempre dizia pra ela, tia se Deus colocou minha mãe aqui para ela resolver o problema é pra ela resolver o problema e não ficar numa atitude passiva esperando que o próprio Deus haja. Óbvio que eu não convenci. A televisão era um problema a televisão na área anexa ao quarto da minha avó acabamos aceitando desligar, agora televisão da sala principal ficou desligada um ou dois e só. Outra coisa engraçada é que todo semana ela tinha um dia de jejum e de silêncio, não conversava com ninguém pra nada, ela passava havia um monte de conhecidos, mas ela só acenava, porque ficar em silêncio significa só não falar, mas também não ouvir.
Nessa mistura de religiões, toda a família (exceto os evangélicos) se reuniam às quartas-freiras na casa da minha avó para orações dirigidas pela dona Ormelinda . A dona Ormelinda comandava um centro espírita em Jataí-GO, e nós já a conhecíamos lá, quando ela mudou para Barra do Garças ela passou a freqüentar um centro local, mas não montou um para ela dirigir. Então chamaram ela para celebrar estas reuniões. Os espíritas tem uma oração chamada Prece de Cáritas, que sempre que ouço só consigo pensar na dona Ormelinda proferindo aqueles palavras, em nenhuma voz nunca ficou tão bonita quanto na voz dela, e a pele branquinha e vermelha como que descolorindo por nunca ver o sol e o cabelo todo branquinho desde muito cedo, branco mesmo, como algodão, nada de acinzentado dava ares sagradas ao que ela dizia. Para nós que éramos crianças, o bom destas reuniões era encontrar todos os primos e brincar na rua, mas obviamente tínhamos que participar das orações também. E num dia destes minha mãe convidou algumas freiras do colégio salesiano que freqüentávamos para comparecer, e três irmãs reforçando ainda mais a visão eclética da religião e a tolerância religiosa. As irmãs gostaram, saíram falando bem, e aí durante muito tempo sempre que a minha aparecia na escola, as outras irmãs brincavam com ela se ela estava tentando converter as irmãs.

sábado, 28 de julho de 2007

As deserções cubanas

A delegação cubana antecipou a volta para Cuba para evitar novas possíveis deserções. O ano quem vem em Pequim saberemos realmente o que é pior a China ou Cuba, será que algum cubano terá coragem de desertar na China?

A Bolívia em risco de fragmentação!

A Constituinte boliviana ao discutir a capital e a autonomia regional abriu um barril de pólvora, conflitos centenários que estavam adormecidos foram recuperados, a convocação de cabildos reapareceu e há um risco que a Bolívia venha a se fragmentar. Esse é o risco de se colocar o povo na rua. Todo líder político ao convocar o povo para luta imagina que terá o controle durante todo o percurso, mas isto de fato nunca ocorre. O povo não existe e logo as contradições se manifestam, porque a incompatibilidade entre os diferentes interesses se manifestam, os grupos se diferenciam, e o povo agora autônomo e em movimento coloca em xeque o projeto inicial. Se todos foram fracos chega-se à guerra civil, se um grupo for dominante consegue implementar reformas e impor seus interesses contendo os conflitos por mais algum tempo. A Bolívia unida é pobre, fragmentada seria paupérrima. Não interessa ao Brasil a fragmentação da Bolívia, e por isso caso os problemas se agravem será na porta do Lula que o Morales irá bater pedindo ajuda.
Ontem a igreja boliviana fez uma manifestação em todo país em defesa da unidade do país. A reportagem pode ser lida no link abaixo.
http://www.la-razon.com/versiones/20070728_005981/nota_247_459461.htm

Vergonha japonesa! Precisamos de haraquiri!

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori deve ser eleito senador no Japão, se isto de fato ocorrer será uma grande desmoralização para a política japonesa e todo o Japão. Até agora o Japão sempre teve muitos casos de corrupção política, mas descobertos os principais políticos japoneses cometem haraquiri. O haraquiri do Fujimori está sendo aguardado há anos, então é uma desonra para o Japão ter um político mentiroso e ladrão sendo eleito. Fujimori ao fazer isso também chama de palhaço todos os peruanos que acreditaram que ele era realmente peruano. Cabe à justiça do Chile, fazer a moralização que nem o Peru nem o Japão conseguiram fazer no momento certo, o lugar do Fujimori é na cadeia, mas com as condições necessárias para cometer haraquiri caso tenha um momento de honradez.
Na verdade para estimular no Brasil a prática dos políticos japoneses corruptos de cometer haraquiri poderíamos criar uma sala de armas no Congresso com espadas de vários tamanhos, e com locais apropriados para o corpo cair, para os mais ocidentalizados poderia ser instalada também um forca que o político poderia operar sozinho. E num dia iluminado em que haja uma difusão do espírito de honradez pelo Congresso, eu perguntaria qual o tamanho do cortejo fúnebre que teríamos? Brasília entraria para o livro dos records por sediar o maior haraquiri do mundo?

Observações sobre o Pan

Ao olhar o quadro de medalhas fico com a nítida impressão que se os EUA trouxessem o primeiro time para todas as modalidades, os EUA ficariam com todas as medalhas de ouro, no máximo deixariam uma meia dúzia para Cuba. Mas o Brasil não teria chance alguma.
Em maior ou menor medida todas as emissoras estão com patriotadas, mesmo a ESPN Brasil que criticou o Pan começou um pouco crítica em relação ao Brasil, mas hoje está bastante ufanista durante as transmissões. Mas alguns jornalistas do Sportv chegam às raias da insanidade na defesa do Brasil e do Pan no Rio.
O maior vexame do Pan é o ex-jogador de basquete Oscar que difundiu entre outras modalidades a forma de torcer do basquete e do futebol. A partir de agora há o risco das ginastas brasileiras serem vaiadas no exterior durante a apresentação como retaliação.
Tenho uma dúvida: a violência no Rio acabou ou falta espaço para noticiar nos ornais por causa da cobertura do Pan? Se a violência acabou é porque os bandidos são solidários e quem ajudar trazer mais turistas e as olimpíadas para o Rio ou as ações do governo foram efetivas? Se as ações do governo foram efetivas, por que não são adotadas continuamente?
Tenho certeza que os técnicos da seleção brasileira de basquete masculina e feminina são a mesma pessoa e só mudam de nome quando estão treinando uma ou outra seleção, são parecidos demais.
A imprensa é muito volúvel, num dia endeusavam a Janeth como grande jogadora, diziam que não deveria parar a carreira. Na decisão diziam que não jogou bem, que não ajudou o time, fez poucas cestas, terminado o jogo, quando vão homenageá-la voltam a dizer que ela deveria continuar na seleção. Coitada se ela se iludir com isso e continuar serão estes mesmos que criticaram ardorosamente a sua convocação se ela não for bem nas Olimpíadas ou se o Brasil não ganhar medalha.
Também parece que a imprensa é apaixonada pelo Bernardinho, os jornalistas podem não acreditar na infalibilidade papal, mas acreditam na infalibilidade do Bernardinho, especialmente o Galvão Bueno, claro. Porque se fosse o Parreira, o Dunga ou qualquer técnico de futebol que barrasse qualquer um dos grandes jogadores brasileiros no seu auge seria derrubado do cargo, se convocasse o filho então, a imprensa convocaria linchamento em praça pública. O quanto o Scolari não apanhou por não convocar o Romário e o Romário já estava em decadência? O quanto os jornalistas já alertaram que o Dunga não pode deixar de convocar o Kaká e nem mesmo deixá-lo no banco depois do resultado da Copa América? O Bernardinho é endeusado pela imprensa. A imprensa se deu ao trabalho de justificar, de endossar a posição do Bernardinho e sempre explicar que o Bruno não foi convocado por ser filho do Bernardinho. Agora quando o técnico da Croácia convocou o filho e não o brasileiro naturalizada, a imprensa brasileira denunciou paternalismo, nepotismo, como se vê quando se trata da Croácia, ela é muito corajosa para denunciar. No que depender da imprensa o Ricardinho será logo esquecido!
A seleção brasileira de futebol feminino ganhou da sub-20 dos EUA. Mas isso foi pouco lembrado.
A natação teve muitas medalhas, mas não teve competindo nenhum dos principais nomes da natação mundial.
Foi engraçado ver o Sportv entrevistando atletas históricos de Cuba no vôlei, no boxe e no atletismo e vê-los agradecendo a "nuestro comandante", e elogiando as políticas esportivas cubanas tanto de formação de atletas quanto de preparação para o encerramento da carreira de atletas. Elogiando a medicina cubana, entre outras coisas e os jornalistas tendo que ouvir calados, e depois falando que a questão esportiva deve ser olhada sem considerações ideológicas, que no fundo os EUA e Cuba fazem a mesma política esportiva, desenvolve o esporte através da educação. Só numa emissora da Globo mesmo para fazer alguma coisa tirar a ideologia e igualar as duas políticas.

Restauração extraordinária do Missal de São Pio V

O papa Bento XVI atendeu a demanda dos setores mais tradicionais da Igreja Católica em duas etapas, primeiro criando o Instituto Bom Pastor onde as missas seriam celebradas apenas com o Missal em vigor antes das reformas de Paulo VI, e agora estendeu a todos os padres o direito de celebrar missas com o Missal de São Pio V em caráter extraordinário. Em princípio a decisão do papa foi lida como uma vitória dos conservadores e um enfraquecimento dos grupos progressistas. Esta leitura é equivocada, os grandes perdedores com qualquer movimento de restauração da solenidade da missa são os movimentos carismáticos, é a Renovação carismática Católico, é o padre Marcelo Rossi e similares que perdem espaço com a restauração (ainda que extraordinária) do Missal de São Pio V. Por uma razão simples, este movimento retoma o racionalismo na Igreja e enfraquecimento o emocionalismo como base da fé, isso de um ponto de vista teórico. Concretamente é impossível celebrar uma missa carismática em latim, o canto gregoriano não se adequa às necessidades, a força mobilizadora do movimento carismático cairia significativa se o latim se tornasse o idioma obrigatório de todas as celebrações litúrgicas. De fato, o maior inimigo dos tradicionalistas e dos progressistas é o movimento carismático. Os progressistas ao se manifestarem rapidamente contra a restauração se colocaram na posição de derrotados, quando o que eles disputam é o tipo de ação da Igreja no mundo. A discussão sobre a liturgia entra no discurso progressista devido ao excesso de esquerdismo e democratismo que na prática mais enfraquece do que fortalece o movimento no interior da Igreja, aumentar o papel do povo na celebração enfraquecendo a distinção entre o povo e o sacerdote como se isso fosse uma divisão de castas enfraquece a Igreja, dessacraliza a sociedade tornando a Igreja supérflua e os progressistas um movimento político como outro qualquer. Um fortalecimento da Igreja no seu sentido tradicional favorece a difusão do discurso progressista em relação aos carismáticos que são os verdadeiros adversários. Os tradicionalistas assumem uma posição política clara e portanto é muito mais fácil de serem combatidos do que os carismáticos. Por incrível que possa parecer os setores progressistas ganhariam força com uma aliança tácita com os setores tradicionais. O único porém na história é o Opus Dei que é conservador, mas não se manifesta propriamente como tradicionalista, por exemplo não fez parte das campanhas sistemáticas públicas para restauração do Missal de São Pio V. Entretanto, o Opus Dei na sociedade só pode ocupar pequenos espaços dado a rigidez das suas regras, não é voltado para as massas, desse modo só disputa espaço com os progressistas no interior da Igreja, e este problema pode ser contornado caso o movimento progressista ganhe espaço novamente no interior da sociedade. É preciso lembrar que ao papado não interessa um novo cisma, então conquistando espaços na sociedade a Igreja progressista garante a aceitação das suas teses no interior da Igreja ao longo do tempo. Que importância tem estas questões? Olhem para a Venezuela, qual um dos focos persistentes de conflito? A relação entre o Chávez e a Igreja. Qual o principal adversário do governo Kirchner? A Igreja Católica, foi com a Igreja que o Kirchner travou as disputas mais ferozes. Outro governo em conflito com a Igreja é o boliviano, e o encaminhamento destes conflitos depende das relações de força no interior da própria Igreja. Em um dos jornais da Bolívia é publicado diariamente um artigo de um padre jesuíta analisando o governo. Então o local onde mais interessa estas disputas é na América Latina. Para concluir o Lula e o Alckmin representaram setores distintos da Igreja. E a Igreja só não ataca mais violentamente o governo, porque amplos setores da Igreja são ligados aos movimentos sociais e conseqüentemente ao PT e com isso a margem de tolerância aumenta bastante.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Nelson Rodrigues: frases contra a esquerda e contra as massas

ALGUMAS FRASES SELECIONADAS DE NELSON RODRIGUES

extraídas da coletânea de Ruy Castro "As 1.000 melhores frases de Nelson Rodrigues" Companhia das Letras, 1997:

A solidão começou para o verdadeiro católico. Tomem nota: — ainda seremos o maior povo ex-católico do mundo.

O casamento já é indissolúvel na véspera.

A educação sexual só devia ser dada por um veterinário.

Antigamente, o defunto tinha domicílio. Ninguém o vestia às pressas, ninguém o despachava às escondidas. Permanecia em casa, dentro de um ambiente em que até os móveis eram cordiais e solidários. Armava-se a câmara-ardente num doce sala de jantar ou numa cálida sala de visitas, debaixo dos retratos dos outros mortos. Escancaravam-se todas as portas, todas as janelas; e esta casa iluminada podia sugerir, à distância, a idéia de um aniversário, de um casamento ou de um velório mesmo.

Sou contra a pílula, e ainda mais contra a ciência que a inventou; a saúde pública que a permite; e o amor que a toma.

Diz o dr. Alceu que a Revolução Russa é "o maior acontecimento do século". Como se engana o velho mestre! O "maior acontecimento do século" é o fracasso dessa mesma revolução.

O dr. Alceu fala a toda hora na marcha irreversível para o socialismo. Afirma que a Revolução Russa também é irreversível. Em primeiro lugar, acho admirável a simplicidade com que o mestre administra a História, sem dar satisfações a ninguém, e muito menos à própria História. Não lhe faria mal nenhum um pouco mais de modéstia. De mais a mais, quem lhe disse que a Revolução Russa é irreversível?

Só Deus sabe que fiz o diabo para ser amigo do nosso Tristão de Athayde. Durante cinco anos, telefonei-lhe em cada véspera de Natal: — "Sou eu, dr. Alce. Vim desejar-lhe um maravilhoso Natal para si e para os seus" etc etc. Tudo inútil. O dr. Alceu trancou-me o coração. Até que, na última vez, disse algo que, para mim, foi uma paulada: — "Ah, Nelson! Você aí, nessa lama!". O mestre insinuara que a minha alma é um mangue, um pântano, um lamaçal. E, por certo, ao sair do telefone, foi se vacinar contra o tifo, a malária e a febre amarela que vivo a exalar. Pois é o que nos separa eternamente, a mim e ao dr. Alceu: — de um lado, a minha lama, e , de outro, a sua luz.

Outrora, o remador de Bem-Hur era um escravo, mas furioso. Remava as 24 horas por dia, porque não havia outro remédio e por causa das chicotadas. Mas, se pudesse, botaria formicida no café dos tiranos. Em nosso tempo, o socialismo inventou outra forma de escravidão: — a escravidão consentida e até agradecida.

A Igreja está ameaçada pelos padres de passeata, pelas freiras de minissaia e pelos cristãos sem Cristo. Hoje, qualquer coroinha contesta o Papa.

O padre de passeata é hoje, uma ordem tão definida, tão caracterizada como a dos beneditinos, dos franciscanos, dos dominicanos e qualquer outra. E está a serviço do ódio.

Os padres exigem o fim do celibato. Portanto, odeiam a castidade. Imaginem um movimento de meretrizes a favor da castidade. Pois tal movimento não me espantaria mais do que o motim dos padres contra a própria.

Os padres querem casar. Mas quem trai um celibato de 2 mil anos há de trair um casamento em quinze dias.

O tempo das passeatas acabou, mas o padre de passeata continua, inexpugnável no seu terno da Ducal e vibrando, como um estandarte, um Cristo também de passeata.

D. Helder só olha o céu para saber se leva ou não o guarda-chuva.

D. Helder já esqueceu tanto a letra do Hino Nacional quanto a da Ave-Maria. Prega a luta armada, a aliança do marxismo e do cristianismo. Se ele pegasse uma carabina e fosse para o mato, ou para o terreno baldio, dando tiros em todas as direções, como um Tom Mix, estaria arriscando a pele, assumindo uma responsabilidade trágica e eu não diria nada. Mas não faz isso e se protege com a batina. Sabe que um D. Helder sem batina, um D. Helder almofadinha, de paletó ou de terno da Ducal, não resistiria um segundo. Nem um cachorro vira-lata o seguiria.

Estou imaginando se, um dia, Jesus baixasse à Terra. Vejo Cristo caminhando pela rua do Ouvidor. De passagem, põe uma moeda no pires de um ceguinho. Finalmente, na esquina a Avenida, Jesus vê D. Helder. Corre para ele; estende-lhe a mão. D. Helder responde: — "Não tenho trocado!". E passa adiante.

No Brasil, só se é intelectual, artista, cineasta, arquiteto, ciclista ou mata-mosquito com a aquiescência, com o aval das esquerdas.

Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer.

As feministas querem reduzir a mulher a um macho mal-acabado.

Considero o filho único um monstro de circo de cavalinhos, um mártir, mártir do pai, mártir da mãe e mártir dessas circunstâncias. As famílias numerosas são muito mais normais, mais inteligentes e mais felizes.

Na velha Rússia, dizia um possesso dostoievskiano: — "Se Deus não existe tudo é permitido". Hoje, a coisa não se coloca em termos sobrenaturais. Não mais. Tudo agora é permitido se houver uma ideologia.

Quando os amigos deixam de jantar com os amigos [por causa da ideologia], é porque o país está maduro para a carnificina.

Antigamente, o silêncio era dos imbecis; hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas de ambos os sexos.

[Até o século XIX] o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os "melhores" pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas.

Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: — ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.

Qualquer indivíduo é mais importante que toda a Via Láctea.

Ainda ontem dizia o Otto Lara Resende: — "O cinema é uma maneira fácil de ser intelectual sem ler e sem pensar". Mas não só o cinema dá uma carteirinha de intelectual profundo. Também o socialismo. Sim, o socialismo é outra maneira facílima de ser intelectual sem ligar duas idéias.

Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem idiota, o jovem inepto, que escreve nas paredes "É proibido proibir" e carrega cartazes de Lenin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais.

Com o tempo e o uso, todas as palavras se degradam. Por exemplo: — liberdade. Outrora nobilíssima, passou por todas as objeções. Os regimes mais canalhas nascem e prosperam em nome da liberdade.

Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura.

Como a nossa burguesia é marxista! E não só a alta burguesia. Por toda parte só esbarramos, só tropeçamos em marxistas. Um turista que por aqui passasse havia de anotar em seu caderninho: — "O Brasil tem 100 milhões de marxistas".

Hoje, o não-marxista sente-se marginalizado, uma espécie de leproso político, ideológico, cultural etc etc. Só um herói, ou um santo, ou um louco, ousaria confessar publicamente: — "Meus senhores e minhas senhoras, eu não sou marxista, nunca fui marxista. E mais: — considero os marxistas de minhas relações uns débeis mentais de babar na gravata".

No Brasil, o marxismo adquiriu uma forma difusa, volatizada, atmosférica. É-se marxista sem estudar, sem pensar, sem ler, sem escrever, apenas respirando.

Marx roubou-nos a vida eterna, a minha e a do Otto Lara Resende. Pois exigimos que ele nos devolva a nossa alma imortal.

As cartas de Marx mostram que ele era imperialista, colonialista, racista, genocida, que queria a destruição dos povos miseráveis e "sem história", os quais chama de "piolhentos", de "anões", de "suínos" e que não mereciam existir. Esse é o Marx de verdade, não o da nossa fantasia, não o do nosso delírio, mas o sem retoque, o Marx tragicamente autêntico.

O mundo é a casa errada do homem. Um simples resfriado que a gente tem, um golpe de ar, provam que o mundo é um péssimo anfitrião. O mundo não quer nada com o homem, daí as chuvas, o calor, as enchentes e toda sorte de problemas que o homem encontra para a sua acomodação, que aliás, nunca se verificou. O homem deveria ter nascido no Paraíso.

Nas velhas gerações, o brasileiro tinha sempre um soneto no bolso. Mas os tempos parnasianos já passaram. Hoje, ferozmente politizado, ele tem sempre à mão um comício.

Entre o psicanalista e o doente, o mais perigoso é o psicanalista.

É preciso ir ao fundo do ser humano. Ele tem uma face linda e outra hedionda. O ser humano só se salvará se, ao passar a mão no rosto, reconhecer a própria hediondez.

A Rússia, a China e Cuba são nações que assassinaram todas as liberdades, todos os direitos humanos, que desumanizaram o homem e o transformaram no anti-homem, na antipessoa. A história socialista é um gigantesco mural de sangue e excremento.

Tão parecidos, Stalin e Hitler, tão gêmeos, tão construídos de ódio. Ninguém mais Stalin do que Hitler, ninguém mais Hitler do que Stalin.

Vocês se lembram da fotografia de Stalin e Ribbentropp assinando o pacto nazi-comunista. Ninguém pode esquecer o riso recíproco e obsceno. Se faltou alguém em Nuremberg — foi Stalin.

Havia, aqui, por toda parte, "amantes espirituais de Stalin". Eram jornalistas, intelectuais, poetas, romancistas. Outros punham nas paredes retratos de Stalin. Era uma pederastia idealizada, utópica e fotográfica.

Sou um pobre nato e, repito, um pobre vocacional. Ainda hoje o luxo, a ostentação, a jóia, me confundem e me ofendem.

Hoje, o sujeito prefere que lhe xinguem a mãe e não o chamem de reacionário.

Em muitos casos, a raiva contra o subdesenvolvimento é profissional. Uns morrem de fome, outros vivem dela, com generosa abundância.

O povo é um débil mental. Digo isso sem nenhuma crueldade. Foi sempre assim e assim será, eternamente.

http://permanencia.org.br/revista/Pensamento/nelson.htm

A restauração da missa de sempre

Primeiras impressões sobre o

Motu Proprio Summorum Pontificum

Dom Lourenço Fleichman OSB

Como todos já sabem, o Papa Bento XVI num ato histórico, devolveu à missa de S. Pio V um lugar dentro da vida eclesial moderna. Não é ainda o lugar de direito, visto que ela é ainda considerada como "forma extraordiána" do rito Romano da Missa. Mas é, sem dúvida, um lugar de fato, que abre aos padres escrupulosos e que sofriam as pressões do episcopado para não celebrar a missa tridentina um caminho de liberdade que pode causar uma redescoberta do patrimônio litúrgico por milhares e milhares de fiéis.

Os textos para a análise deste fato já se fazem numerosos, o que dificulta a rapidez da informação. Porém, como nossa orientação sempre foi a da formação, mais do que a da informação, nada de mais que esperemos alguns dias para que todos estes textos sejam devidamente traduzidos e analisados.

O fato é que Mons. Fellay, Superior Geral da Fraternidade S. Pio X, deixou claro em sua Carta aos fiéis, que é graças à Mons. Marcel Lefebvre e seu incansável combate pela tradição, no meio das perseguições e penas absurdas, que hoje se obtém do papa esta liberação parcial da missa católica. Assinala ainda Mons. Fellay como causa espiritual deste fato histórico, os dois milhões e meio de terços rezados no mês de Outubro passado nesta intenção.

É claro que estes primeiros momentos devem ser vividos na oração e na reflexão, mais do que no entusiasmo, pois junto com os benefícios, existem muitas ambiguidades, como por exemplo, a insistência do papa em dizer que as duas missas são formas diferentes do mesmo rito Romano do Missal. Analisando-se fria e teológicamente os dois ritos, ve-se que não cabe esta aproximação. Ao contrário, trata-se de duas concepções diferentes da Missa e é de extrema importância que se compreenda o porquê. Por ora, apresentamos um pequeno resumo esquemático, para posterior desenvolvimento:

Tridentina

Paulo VI

Sacrifício Banquete
Ação sacrifical (fazei ISTO) Memorial (em MEMORIA de mim)
Renovação incruenta do Sacrifício da Cruz Narração da Instituição da Eucaristia
As difenças aparecem ainda nos aspectos secundários :
Lingua sagrada para um sacrifício Vernáculo, para uma refeição
Todos virados para o altar do sacrifício Todos em torno da mesa do banquete
Missa odiada pelos protestantes Missa concebida com ajuda de seis pastores e com o aplauso de protestantes do mundo todo

Fica claro que se trata de ritos diferentes e que não é tão simples assim dizer que devemos aceitar a missa nova como plenamente católica. Graves dificuldades teológicas nos impõem uma atitude de defesa da fé, pois o rito novo "afasta-se no todo como no detalhe da concepção católica da missa tal como definida no Concílio de Trento" (Card. Ottavianni e Bacci, 1969).

Que muitos católicos descubram, pois, este tesouro de vida católica, de dogmas católicos, de fé católica que é a Missa Tridentina, codificada por S. Pio V e armada por uma muralha protetora contra os ataques dos inimigos da Igreja. E que muitos padres voltem a celebrá-la, com piedade, com devoção, com fé.

Apresentaremos nos próximos dias os textos traduzidos e novos comentários.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Chávez ameaça expulsar os estrangeiros!

O presidente da Venezuela Hugo Chávez ameaça expulsar os estrangeiros que criticarem o governo, o Chávez está errado? Primeiro, lembremos que o Lula quis fazer isso com o jornalista americano que falou que ele gostava de beber um pouquinho demais e só não fez isso pela repercussão. E por que o Lula poderia fazer isso? Porque os estrangeiros estão sempre de favor no país, é uma concessão do governo. Os estrangeiros não possuem direitos políticos e portanto não podem se manifestar politicamente. Conseqüentemente é legal expulsar os estrangeiros que se manifestem politicamente e mesmo impedir a entrada de certos indivíduos pela posição política que eles expressam. Por exemplo, Jorge Amado sofria restrições para entrar nos EUA por ser comunista e vários outros intelectuais de esquerda sofrem o mesmo. O deputado Fernando Gabeira não entra nos EUA nem com passaporte diplomático. Portanto, o Chávez está no deu direito legal e legítimo de fazer isso. Não é muito esperto politicamente anunciar isso nas atuais circunstâncias, mas de todo modo o governo não se torna autoritário ou ditatorial por tomar esta providência, os estrangeiros não tem direito político em nenhum lugar do mundo, portanto não pode ser tirado o que eles já não tem.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Para reflexão: Homilia S. João Crisóstomo (século IV)

Imaginemos, se me permitis, duas cidades: uma só de ricos, a outra só de pobres. Na dos ricos não deve haver nenhum pobre, e na dos pobres, igualmente, não haverá nenhum rico, e vejamos qual das duas se poderá bastar melhor. (...) Na cidade dos ricos não haverá artesão, nem arquiteto, nem ferreiro, nem sapateiro, nem padeiro, nem agricultor, nem caldereiro, nem espécie alguma de operário. (...) Como é então que esta cidade poderá subsistir? (...) Donde se conclui que uma cidade sem pobres não pode subsistir.
Vejamos agora a cidade dos pobres. (...) Se é preciso construir, não há necessidade de ouro, nem de prata, nem pérolas, mas do trabalho das mãos, e não de quaisquer mãos, mas de mãos calejadas e de dedos endurecidos, e de muito esforço, além de madeira e pedras. Se o problema é roupa, outra vez não há necessidade de ouro nem de prata, mas ainda uma vez de mãos, da habilidade e do trabalho das mulheres. Se o negócio é cultivar e cavar a terra, há necessidade de quem, de ricos ou de pobres? De pobres, evidentemente! (...) Mas se as riquezas, diríeis, não são úteis, por que então Deus no-las deu? E quem vos disse que foi Deus que vos deu as riquezas? (...). Sabemos que é por meio das rapinas, da violação dos túmulos, das fraudes e de outros crimes do mesmo gênero que se acumulam freqüentemente imensas riquezas e que aqueles que as possuem não merecem sequer viver.


Que curioso: a isso Marx chamou de acumulação primitiva do capital. E como exaustivamente explicado por Fernando Novais, é primitiva porque inicial, e porque utiliza de métodos primitivos, a violência especialmente.

sábado, 21 de julho de 2007

Morreu ACM, o Brasil está melhorando!

Há tempos aguardo a morte política de ACM, e ela foi várias vezes anunciadas pela imprensa, mas nunca se concretizou de fato. Desde o início do governo Lula ele foi bastante enfraquecido, mesmo dentro do PFL estava fraco, mas ainda continuava vivo politicamente. O melhor para o Brasil seria que a morte política de ACM ocorresse através do voto do povo da Bahia como ocorreu com Paulo Maluf, infelizmente isso não foi possível. ACM morreu e com ele não morre o coronelismo, como diz a imprensa, morre o coronelismo em escala nacional. No entanto, ACM nunca foi um político com penetração exatamente por isso, o seu passivo político era muito grande e não aceito no resto do país. A sua influência política nacional deve-se ao controle político da Bahia, de frações de bancadas dos outros estados e pelo controle de certas partes máquina estatal que permitia distribuir benesses. Inclusive o cargo de ministro das Comunicações foi especialmente útil na construção da sua rede de poder na medida em que fez concessões de redes de TV de forma generalizada para aliados e se tornou particularmente próximo de Roberto Marinho e das Organizações Globo. O tino político de ACM também facilitou manter-se no topo da política. Uma vez ouvindo discursos de parlamentares realizados nos anos 60 no site do Senado, já estava lá o parlamentar Antônio Carlos pedindo aparte. E claro se posicionando contra o governo Goulart. Então já se posciona ao lado do grupo que será vencedor o que abrirá espaço para a sua ascensão política sendo nomeado prefeito biônico, governador biônico, consolidando assim a sua carreira política e sua rede de poder na Bahia no regime militar sem receber votos do povo. Quando a crise do regime aprece, ACM pula do barco se opondo à candidatura de Paulo Maluf pelo PDS na sucessão de Figueiredo. E assim se insere na política na política nacional ao participar da formação da frente liberal e apoiar a candidatura de Tancredo Neves a presidência da República tendo como vice José Sarney ex-presidente do PDS. Com a morte de Tancredo, ACM se fortalece pois torna-se ministro. Apóia o Collor até o fim. Faz uma oposição razoável ao governo Itamar, tenta enquadrar o Itamar com denúncias de corrupção, mas quando ele vai apresentar as denúncias ao presidente, Itamar Franco abre a reunião para a imprensa e ACM fica desconcertado pois não tinha nada para apresentar. Apoiou o governo FHC. E de fato só ficou na oposição ao governo Lula desde 1964. Desse modo vale para ACM a piadinha que fazem sobre Marco Maciel, não sei quem será o próximo presidente, mas sei quem será seu líder no Congresso, Marco Maciel. ACM sempre esteve ao lado do governo de turno, sempre nadou a favor da correnteza. Por isso, a chegada do PT ao poder foi tão desconcertante.
Com a morte de ACM só resta um político importante hoje que já tinha expressão no período pré-1964 que é José Sarney. Ainda sobrevivem políticos importantes do regime militar, como por exemplo o Marco Maciel, mas nenhum mais tem expressão nacional, ou a sua posição não é considerada pelo partido ou ele não pleiteia qualquer cargo importante na esfera federal. Quando Sarney morrer politicamente ou de fato estará encerrado o ciclo político de 1964. Restaram os políticos criados no período militar, mas também estão em rápido declínio. Talvez o Lula venha ser o mais longevo se voltar a ser candidato em 2014, todos os demais em escala nacional em 2014 estarão fora do jogo político pesado na esfera nacional. Tudo isso mostra que as lideranças políticas estão desaparecendo sem que novas lideranças ocupem o seu lugar com a mesma propriedade.
ACM representa o atraso, o poder da oligarquia, o imobilismo do Estado. No entanto, como representante do atraso ele deu uma contribuição fundamental para impedir que FHC conseguisse implementar completamente o neoliberalismo no Brasil. Não foi o PT que paralisou as reformas neoliberais de FHC, foi ACM e seus aliados que vivem do atraso e precisam do Estado para continuar distribuindo as suas benesses e auferindo renda. As oligarquias são liberais, mas são liberais a sua maneira e portanto a sua posição não é convergente com um Estado neoliberal que reduz o tamanho do Estado fazendo com que a apropriação dos recursos públicos se faça não através de prebenda, mas através do rentismo decorrente da especulação financeira e do crescimento da dívida pública.
A morte de ACM também fortalece o grupo dos políticos no inferno Roberto Campos, ACM, Luís Eduardo Magalhães, Pinochet, Milton Friedman, e muitos outros terão muita coisa para conversar, para debater, e se penitenciar pelas bobagens que disseram e pelos crimes que cometeram.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Mais um pouco de inutilidades! (Não estou falando do ACM)

AS MELHORES RESPOSTAS PARA CANTADAS
  1. Cantada: Gata, você é linda demais, só tem um problema: a sua boca...tá muito longe da minha!
    Resposta:
    Questão de higiene


  2. Cantada: Oi, o cachorrinho tem telefone?
    Resposta:
    Tem, porque? Sua mãe tá no cio?

  3. Cantada: Já estou até imaginando como é seu beijo!
    Resposta:
    E eu imaginando o bafo fedorento que teria que aguentar.

  4. Cantada: Se beleza desse cadeia você pegaria prisão perpétua.
    Resposta
    : Se feíura fosse crime, você pegaria pena de morte.

  5. Cantada: Hum, que tesão!
  6. Resposta: Enfia o dedo no * que passa .

  7. Cantada: Qual o caminho mais rápido pra chegar no seu coração?

  8. Resposta:
    Cirurgia plástica, lavagem cerebral e uns 3 meses de malhação

  9. Cantada: Você é a mais bela das belas das flores, uma rosa. Quer florescer no meu jardim ?

  10. Resposta:
    Eu vou morrer de sede com o tamanho do seu regador

  11. Cantada: Eu não acreditava em amor a primeira vista. Mas quando te vi mudei de idéia.

  12. Resposta:
    Que coincidência! Eu não acreditava em assombração .

  13. Cantada: Você tem uma boca! Deve ter um gostinho... Posso provar?

  14. Resposta:
    Pode... (cospe no chão e vira as costas)

  15. Cantada: Se tivesse uma mãe como você mamaria até os 30 anos.

  16. Resposta:
    Se eu tivesse um filho como você mandava pro circo!

  17. Cantada: Nossa, não sabia que boneca andava!

  18. Resposta:
    E eu não sabia que macaco falava!

  19. Cantada: Você vê a garota chupando um picolé e diz: como eu queria ser esse sorvete!

  20. Resposta:
    Além de ser fresco, quer ter o pau enfiado no cú também?

  21. Cantada: Este lugar esté vago?

  22. Resposta:
    Está, e este aqui onde estou também vai ficar se você se sentar aí.

  23. Cantada: Então, o que você faz da vida?

  24. Resposta:
    Eu sou travesti.

  25. Cantada: Ser á que eu já não te vi em algum lugar?

  26. Resposta:
    Claro! Eu sou a recepcionista da clínica de doenças venéreas... não se lembra?

  27. Cantada: A gente já não se encontrou em algum lugar antes?

  28. Resposta:
    Já e é exatamente por isso que eu não vou mais lá.

  29. Cantada: A gente vai para a sua casa ou para a minha?

  30. Resposta:
    Os dois. Você vai para a sua casa e eu vou para a minha.

  31. Cantada: Eu queria te ligar, qual é o seu telefone?

  32. Resposta:
    Está na lista.
    Réplica:
    Mas eu não sei o seu nome.
    Tréplica:
    Também está na lista, na frente do telefone.

  33. Cantada: Ora, vamos parar com isso, nós dois estamos aqui nesta boate pelo mesmo motivo.
  34. Resposta: É, pra pegar mulher...

  35. Cantada: Eu quero me dar por completo pra você.

  36. Resposta:
    Sinto muito, eu não aceito esmola.

  37. Cantada: Se eu pudesse te ver nua, eu morreria feliz.

  38. Resposta:
    Se eu pudesse te ver nu, eu morreria de rir.

  39. Cantada: Está procurando boa companhia?

  40. Resposta:
    Estou, mas com você por perto vai ficar muito mais difícil encontrar

FRASES EM ADESIVOS DE CARROS

Com a moda de colar adesivos na parte traseira dos automóveis, eis algumas pérolas catalogadas:
  • "Aqui é como o World Trade Center, só entra avião!!!" (colado em um GOL 1.000)

  • "Sexo demais prejudica a memória e outra coisa que não lembro agora." (colado em uma Kombi)

  • "Para evitar filhos, transe com sua cunhada...se nascerem, são sobrinhos." (colado em PÁLIO)

  • "Se rodar o guarda pega, se parar o banco toma..." (colado numa Van que faz o trajeto Centro-Freguesia)

  • "Sob nova direção: recém desquitada..." (colado em um Palio dirigido por mulher em SP)

  • "Mulher de minissaia é o mesmo que cerca de arame farpado, cerca apropriedade, mas não tapa a visão." (colado em uma pick-up)

  • "O homem foi feito primeiro que a mulher, para a mulher não dar palpite." (colado em um FUSCA)

  • "Respeite a mulher do próximo, principalmente se o próximo estiver muito próximo."(colado em um Gol)

  • 99% da beleza feminina sai com água e sabão." (colado em um TEMPRA)

  • "Comecei a beber por causa de uma mulher, e nunca tive a oportunidade de agradecê-la."(colado em uma Kombi)

  • "O verdadeiro homem não é aquele que conquista várias mulheres, mas sim aquele que conquista uma mulher várias vezes." (colado em um Stratus)

  • "Não se esqueça, Jesus te ama... mas eu não!" (colado em um Corsa branco com vidros pretos)

  • "Se você estiver sem calcinha, dá uma risadinha" (colado em uma pick-up)

  • Sorria... sua mulher me ama." (colado em uma BRASÍLIA amarela)

  • "Como estou dirigindo? Mal? Foda-se, o carro é meu!" (colado em uma pick-up de lavanderia)

  • "Na subida ... paciência, na descida, dá licença!" (colado em uma F-1000)

  • "Feliz foi Adão que não teve sogra e nem caminhão." (colado na traseira de um caminhão)

  • "Mulher bonita é que nem melancia, impossível comer sozinho." (colado em um MAREA)

  • "Como estou dirigindo? Disque 0800 Vá à Merda" (colado numa kombi)

COMO MANTER UM CASAMENTO

Essa vai para os machistas, ou para quem conheça um:

Se você é casado, meu amigo, você deve saber que o segredo de tudo, ou quase tudo, está em fazer feliz a sua mulher. Sua mulher estando feliz, sua vida será ótima. Para ajudá-lo nesta tarefa, criamos um simples e descomplicado sistema de pontos. Faça algo que ela gosta e você ganha pontos, do contrário os pontos são subtraídos. Você não ganha pontos por fazer algo que ela já espera.

Funciona assim:

Tarefas simples:
Você faz a cama (+1)
Você faz a cama mas esquece de trocar as fronhas (0)
Você faz a cama mas esquece de trocar as fronhas e o lençol (-1)
Você deixa a tampa da privada levantada (-5)
Você troca o papel higiênico que acabou (0)
O papel higiênico acabou e você usa o lenço de papel (-1)
Quando acaba o lenço de papel você usa o outro banheiro (-2)
Você vai no mercado só pra comprar papel higiênico que acabou (+5)
Na chuva (+8)
Mas retorna com cerveja (-15)
Você levanta de noite pois ela ouviu um barulho estranho (0)
Você levanta de noite mas o barulho não foi nada (0)
Você levanta de noite e o barulho era de um rato (+5)
Você mata o rato (+10)
Não era propriamente um rato, era o hamster de estimacão (-40)


Social:
Você fica ao lado dela a festa inteira (0)
Você vai beber ao lado dos amigos (-2)
Entre os amigos está uma mulher chamada Shirley (-4)
Shirley é loira (-16)
Shirley é dançarina e está em grande forma (-80)
Shirley fez implantes (-180)


O aniversário dela:
Você a leva para jantar fora (0)
Você a leva para jantar fora e não é o restaurante de Sempre (+1)
É o restaurante de sempre (-2)
É um boteco (-3)
É um boteco e a TV está mostrando futebol (-10)


Passeios com amigos:
Você sai com um amigo (-5)
O amigo é solteiro (-14)
O amigo é cheio de namoradas (-27)
O amigo dirige um conversível (-80)


Uma noite fora:
Você a leva para o cinema (+2)
Para ver um filme que ela gosta (+4)
Para ver um filme que ela gosta e você odeia (+6)
Você a leva para ver um filme que você gosta (-2)
O filme se chama 'O massacre da serra elétrica III' (-13)
Você mentiu e disse que seria um filme francês de amor (-135)


Grandes questões:
Ela pergunta 'Eu estou gorda?' (-1) (é, você perde um ponto de qualquer jeito!)
Você pensa antes de responder (-10)
Você diz que não (-35)
Você diz que gosta dela mesmo que ela esteja gorda (-280)


Comunicação: (Ela quer contar algo)
Você ouve com uma expressão atenta (0)
Você ouve por mais que 30 minutos (+5)
Você ouve por mais que 30 minutos sem olhar em nenhum momento a TV (+10)
Ela percebe que você está dormindo de olhos abertos (-320)

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Dois negócios complicados!

A Coca-cola está comprando a Del Valle e o grupo Dow Jones concordou em vender o The Wall Street Journal para Rupert Murdoch. Os oligopólios estão cada vez mais centralizando capital e controlando a economia mundial.

Pobre América Latina!

É um mau presságio, o FMI prevê um crescimento de 7% na América Latina. Sempre que o FMI faz projeções otimistas, a desgraça advém. Em todo caso se esse número se confirmar será uma vergonha para o Brasil, que certamente dará uma contribuição para a redução da taxa média de crescimento, o que significa que vários países inferiores economicamente ao brasil crescerão acima de 7%.

Parece com qual país?

Manchete do jornal da Costa Rica: Hospitales rechazan pacientes por saturación. E depois o Brasil ainda tenta negar sua semelhança com os demais países latino-americanos. Todos os Estados da região envergonham os seus povos.

A China dominará o mundo?

Alfredo Toro Hardy // China: el retorno a su primacía histórica



La realidad observable es que China está subiendo la escalera tecnológica a paso acelerado

Según señalo en mi libro Hegemonía e Imperio (Villegas Editores, Bogotá, 2007), China asciende aceleradamente en la escalera económica global. Es hoy el mayor productor mundial de acero, cemento y carbón a la vez que es responsable, a escala internacional, de la manufactura de 70 por ciento de las fotocopiadoras, 70 por ciento de los tableros de computadoras, 55 por ciento de los equipos de DVD, 30 por ciento de las computadoras personales, 25 por ciento de los aparatos de televisión y 20 por ciento de los radios para vehículos. Una sola compañía china, Galanz, fabrica el 40 por ciento de los hornos de microondas que se producen en el planeta. Su control sobre las manufacturas de bienes de bajo costo es total.

Sin embargo, no deben olvidarse otros renglones. En marzo de 2005 la empresa china Chery inauguró una planta de motores para vehículos a un costo de 370 millones de dólares. Se espera que en cinco años los mismos alcanzarán los más altos estándares de Europa y Estados Unidos y su producción estará en 500.000 unidades por año.

La realidad observable es que China está subiendo la escalera tecnológica a paso acelerado y ello no se concentra en ningún sector en específico sino que se expresa en la casi totalidad de las áreas. El emerger tecnológico de China no se encuentra guiado, sin embargo, por la investigación y el desarrollo propios. Dicha tecnología está siendo adquirida a través de compra, copia o por vía de transferencia como contrapartida de acceso a su gran mercado.

Lo anterior no cuenta, sin embargo, la totalidad de la historia tecnológica. El caso de los aviones plantea una variable del tema. Ante la necesidad de incorporar 23.000 nuevos jets con capacidad para 100 pasajeros, durante los próximos 20 años, China decidió crear una compañía de fabricación de aviones que habrá de hacer competencia al duopolio que hoy detentan Boeing y Airbus.

El resultado de ese proceso, hasta el momento, está a la vista. El monto de sus exportaciones pasó de 24,9 millardos de dólares en 1984 a 325,6 millardos de dólares en 2002, haciendo crecer su porcentaje en las exportaciones mundiales de 1,5% a 5,6%. Sus exportaciones al mercado norteamericano crecieron en 1.600% durante los últimos quince años. Al mismo tiempo, China desplazo a Estados Unidos como primer destino internacional de inversiones extranjeras directas, habiendo pasado de un 2% de las inversiones extranjeras globales en 1990 a un 6,3% en 2005.

Todo ello es el resultado del más rápido crecimiento de una economía mayor en la historia documentada de la humanidad: 9% por promedio a lo largo de veinticinco años. Un crecimiento que permitió sacar a 400 millones de seres humanos de la pobreza y que cuadruplicó el ingreso promedio de cada uno de sus ciudadanos.

De acuerdo a las proyecciones, el volumen de producción del país habrá de triplicarse dentro de los próximos quince años. Se prevé que China sobrepasará económicamente a Japón en el 2015 y a Estados Unidos en el 2035. Durante milenios, y hasta comienzos del siglo XIX, China fue la mayor potencia económica del mundo. Pronto volverá a serlo. Su declive será apenas un insignificante paréntesis en la historia de la humanidad.

http://opinion.eluniversal.com/2007/07/19/opi_1091_art_china:-el-retorno-a_364310.shtml

Que ato bonito!

Cinco enfermeiras búlgaras e um palestino foram condenados a morte por contaminar 438 crianças com o vírus da AIDS. Mas a pena foi comutada para prisão perpétua depois de um fundo internacional dar um milhão de dólares para cada família e a Bulgária perdoar a dívida externa do país. O mais interessante é que foi a fundação do filho do Kadafi que apresentou as declarações dos familiares afirmando ter recebido indenização e que dispensavam a pena de morte. Estas búlgaras nunca mais dirão que dinheiro não trás felicidade.

http://www.elespectador.com/elespectador/Secciones/Detalles.aspx?idNoticia=12520&idSeccion=23

Quanta bobagem a moça consegue dizer!!!!!

Los acuerdos son necesarios

Por Condoleezza Rice (*)

En Washington el pasado 9 de julio, cientos de ciudadanos de las Américas -miembros de la sociedad civil, grupos de fe y organizaciones no gubernamentales de países de todo el hemisferio- acompañaron al presidente Bush en la Conferencia de la Casa Blanca sobre las Américas. El objetivo era fortalecer y ampliar el consenso de apoyo a la democracia y el libre mercado que definen a la casi totalidad del hemisferio.


UN SUEÑO NEGADO DESDE HACE TIEMPO

Que el evento haya sido posible demuestra lo cerca que están los hombres y mujeres de las Américas de realizar la promesa fundadora del Nuevo Mundo: todas las personas, no solo las elites, merecen la oportunidad de romper con el pasado y empezar una nueva vida -reemplazar pobreza por prosperidad, injusticia por dignidad y opresión por libertad-.

Ciertamente la búsqueda de esta visión ha sido larga e imperfecta. Para los indígenas y las minorías, el sueño de una vida mejor fue negado largamente y, aún, es aplazado con mucha frecuencia. Sin embargo, a través de varios siglos, los pueblos de las Américas han superado la esclavitud, el colonialismo, los caudillos militares y la revolución comunista, y hemos construido un compromiso común con la libertad política y económica.

Como dejó claro la conferencia, los vínculos que unen a nuestro hemisferio tocan cada aspecto de la interacción humana. Más que en cualquier otra región del mundo, las naciones de las Américas son alianzas de pueblos -unidos a través de relaciones perdurables de viajes, comercio, turismo y familia.

UNA VIDA MEJOR

El mayor reto actual, en el cual se enfocó la conferencia, es el fortalecimiento del vínculo entre democracia y desarrollo. La gente en las Américas ha trabajado duro para construir instituciones democráticas y economías de libre mercado, y ahora quiere que sus gobiernos ayuden a obtener oportunidades, prosperidad y una vida mejor.

No podemos confundir esa impaciencia con el capitalismo democrático, con un rechazo a este. Los ciudadanos de las Américas no quieren escoger entre democracia y desarrollo. Quieren ambas. Eso se observa en las 11 elecciones del año pasado en el hemisferio. Los electores abrumadoramente escogieron líderes comprometidos con la gobernación democrática, la expansión del libre mercado y el libre comercio y la satisfacción de las expectativas de justicia social.

Bajo el liderazgo del presidente Bush, Estados Unidos ha contribuido a este logro, sin marquilla partidista alguna añadida a nuestras alianzas.

IDEOLÓGICAMENTE EXENTO

Nuestra visión de justicia social en el hemisferio exime la ideología. Los gobiernos que están comprometidos con la democracia y la labor de colmar las necesidades básicas de la gente encuentran en Estados Unidos un amigo. Encuentran un aliado en su búsqueda por ampliar el acceso a vivienda, salud, educación y empleo.

Nada de esto es posible sin crecimiento económico, y los ciudadanos de las Américas lo saben. Por eso eligen líderes que lucharán por el libre comercio. Es en este punto que nosotros, no ellos, enfrentamos una prueba crítica. Algunos de nuestros más fuertes aliados democráticos -Panamá, Perú y Colombia- han realizado compromisos estratégicos con nosotros mediante acuerdos de comercio. Estos son compromisos hechos por líderes democráticos que reflejan las aspiraciones más profundas de sus pueblos.

Los acuerdos que hemos negociado son buenos y justos. Apartarnos de esos acuerdos ahora significa darle la espalda a millones de personas en estos países que creen que el comercio y la inversión son clave para su prosperidad y bienestar. Significa desviarnos de nuestro compromiso de luchar contra la pobreza y fomentar las oportunidades, y las consecuencias se sentirán en la región durante muchos años.

NO RENUNCIAR

El debate va más allá de la economía interna; se trata de nuestra política exterior. Sencillamente, ¿Estados Unidos apoya o no a nuestros aliados democráticos en las Américas? ¿Creemos o no en nuestros propios principios? Los ciudadanos de nuestro hemisferio no están renunciando al capitalismo democrático, y no podemos permitirnos el lujo de abandonarlos.

Debemos tener muy claras las consecuencias de hacerlo. Hay en las Américas quienes creen que el gobierno autoritario es el único camino hacia el desarrollo sostenible y la justicia social. Si Estados Unidos no apoya a los verdaderos demócratas de las Américas, quienes quieren mejorar la vida de su gente y no dominarla, entonces les estaremos dando la razón a los nuevos autócratas americanos: la libertad no trae verdaderos beneficios y la democracia es un camino que solo lleva a esperanzas falsas y promesas vacías.

Es este tipo de prejuicio arcaico que, durante siglos, la gente de las Américas ha sacrificado tanto por desmentir y superar. Por eso modernizadores democráticos alrededor del mundo siempre han mirado hacia este hemisferio buscando inspiración para sus propias luchas. Eso fue cierto en siglos pasados y lo sigue siendo en este.

Al hacer que el desarrollo democrático funcione en las Américas, le mostramos al mundo que es posible en cualquier parte. Les damos esperanza a patriotas impacientes en sitios como Zimbabue, Burma, Irak, Afganistán y, aún tristemente, Cuba, donde anhelan comenzar su propio viaje hacia la libertad, la prosperidad y la justicia social. La promesa del Nuevo Mundo quizás haya empezado en el hemisferio, pero ya es una visión universal que da la vuelta al globo, y es la razón por la cual las Américas siempre será importante.

(*) Secretaria de Estado de los Estados Unidos de América.
http://www.lanacion.com.py/noticias.php?not=164212

Chávez difunde a revolução ou são calúnias liberais peruanas?

Intromisión subversiva venezolana

Valentín Gazzani Bosworth

La república nació atenazada por el norte y por el sur. Nuevamente como lo hiciera Bolívar entre 1826 – 1830 (una vez proclamada su constitución vitalicia y a quien los peruanos de entonces deportaron por la fuerza) el actual dictador de Caracas pretende incursionar en el discurso vinculado al espacio geopolítico peruano, desplegando a sus acólitos por todo nuestro territorio, al mando de un apátrida (ex militar, para vergüenza nuestra, semianalfabeto que gusta frecuentar las reuniones diplomáticas del primer mundo) con la ilusión de arrebatarle a los pueblos del Perú su definitivo desarrollo económico y social, quebrando al Estado para auparse al poder político, porque sabe dos cosas: a) Que si continuamos avanzando este año y el 2008 hacia el 2009 – 2010, el Perú habrá traspasado el límite entre país grande – país chico menesteroso, con lo que los caviares elegantes, los comunistas, marxistas de toda laya y los politiqueros de siempre pasarán al olvido político, y b) Que ante tal avance, con el grado de inversión que lograremos, con TLC con EE.UU., China, Japón, Canadá, Unión Europea, con las grandes reuniones con los europeos este año y APEC el 2008, el Perú habrá consolidado su despegue para ingresar al círculo de países privilegiado del planeta, lo que impedirá que los Chávez de América se entrometan en nuestros asuntos.

Desde 1830 fue Chile quien ambicionó lo nuestro, merced a la estrategia geopolítica trazada por Portales. Ambos personajes, Bolívar y Portales fueron impulsados, por supuesto, por Inglaterra, el mayor enemigo del Perú del siglo XIX como reflejo de su odio a las posesiones españolas en América, al primero, financiándole a través de logias masónicas (al igual que a San Martín) y, al segundo, debido a quejosos inversionistas ingleses que manejaban los incipientes negocios chilenos (Portales fue gran comerciante antes de incursionar en política) quienes entre 1872 – 1879 requirieron a su madre patria que les ayudase contra bolivianos y peruanos. Durante el siglo XIX Chile fue el instrumento escogido por Inglaterra para manipular sus planes en el Pacífico sudamericano. Hoy, es el loco de Caracas, quien pretende desvincularnos de la Amazonia para dársela al Ecuador, creación de Bolívar, y además fundar la república aimara, juntando nuestro sur con Bolivia, otra creación del mismo Dictador, alrededor del simbolismo del lago Titicaca.

Esta estrategia tiene un objetivo, que el dictador de Caracas domine los recursos agua y energía (petróleo y gas) de América del Sur usando a sus gonfaloneros en estos países, lo que convertiría a nuestro continente en el planeta de los simios.

Lo bueno es que por suerte tenemos un presidente cauto, con experiencia, que no se deja pisar el poncho y que sabe que quienes votamos por él sin ser apristas, lo hicimos casi jugando a los dados con nuestro destino. Los hechos nos van demostrando (hasta ahora) que hicimos bien, sólo esperamos que la lacra comunista (apoyada por la gran prensa y TV caviar que emite mensajes abominables sobre el Perú) no lo rebase y nos obligue a forjar un inmenso túnel transoceánico. Por lo pronto, el Gobierno ha tenido buena suerte con lo de Machu Picchu, pero mejor aún es que ha sabido promulgar, en el momento preciso, la ley que los peruanos realmente esperamos durante décadas, la ley del magisterio, la que abre magníficas oportunidades para los niños menos favorecidos, y que les permitirá ir cerrando la brecha de la educación pública respecto a la privada, donde los niños no sufren por la dejadez de los profesores "titulados", a quienes no les interesa el porvenir de sus propios hijos y sólo ambicionan el poder político y el económico, y que en su afán de alcanzar el poder a como dé lugar, promueven marchas, descalabros, violencia y caos. No importa. Como bien ha dicho el Gobierno, son los estertores de movidas políticas caducas que volveremos a derrotar como hace 15 años; siempre los peces pegan un último brinco antes de morir en la playa.

http://www.larazon.com.pe/online/indice.asp?tfi=LROpinion01&td=18&tm=07&ta=2007

O acidente da TAM

Mais uma vez fica claro que os governos brasileiros não tem qualquer autoridade, não possuem poder, soberania, são incapazes de tomar decisões em condições de exceção. É óbvio que a situação demanda medidas drásticas, mesmo se estas medidas não estiverem amparadas na legislação vigente. Em qualquer governo sério a ANAC seria ou fechado ou obrigada a tomar decisões considerando os interesses dos usuários e não das empresas. No país do arbítrio e das medidas provisórias estes instrumentos só não são utilizados para resolver os problemas reais da população. É impressionante como no Brasil não há necessidade de uma célula terrorista para se produzir tragédias, se os terroristas atuassem por aqui, o país pelo jeito desapareceria em 48 horas dada a inefetividade das autoridades em se adiantar os problemas, e a incapacidade de tomar decisões em situação de emergência tendo muita ou pouca informação.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Piadas infames!

Sabonete do Padre!
Dois padres foram tomar banho,mas esqueceram o sabonete.
Um dos padres falou:
- Vou buscar dois no meu quarto fica no fim do corredor.
Como eles estavam com pressa para irem a missa foi buscar os sabonetes pelado mesmo. Na volta, com os sabonetes um em cada mão ele deu de cara com três freiras que estavam indo p/ a missa. Sem ter o que fazer se fingiu de estátua.
As freiras olharam e comentaram entre si:
- Nossa que estatua linda perfeita foi quando uma delas ao olhar o bilau do padre resolveu das um puxão.
Ao sentir a dor, um sabonete escorregou da sua mão. As freiras espantadas falaram:
- Não é estatua mais sim uma maquina de sabonete.
A outra deu um novo puxão e o outro sabonete escorregou.
Nossa que maravilha!!Exclamaram com felicidade.
A terceira freira, não querendo ficar p/ trás,puxou o bilau do padre, nada, puxou, e nada e
puxou e nada, e puxou, e puxou e puxou, e puxou, puxou, puxou, puxou, puxou, puxou,puxou, e disse:
- Deus seja louvado, tem até xampu!!

FRASE MAL ENTENDIDA
Mulla e seu chofer passavam por uma estrada quando, subitamente,
atropelaram um cachorro, matando-o.
Imediatamente Lula disse a seu chofer que fosse até a fazenda
explicar o ocorrido ao dono do animal.
Uma hora mais tarde, Mulla viu seu chofer voltar cambaleando com
um charuto Monte Cristo Nº1 na mão e com uma garrafa de Royal Salute
na outra, além da roupa toda amarrotada e todo lambuzado de batom
- O que aconteceu, perguntou Mulla.
E o chofer respondeu:
- Bem, o fazendeiro me deu o trago... Sua mulher me deu o charuto e sua charmosa filha me encheu de beijo apaixonados!!
- Meu Deus! O que você disse para eles? - perguntou Mulla.
E o chofer respondeu:
- Sou o chofer do Mulla e acabo de matar o cachorro!!

No consultório psiquiátrico
Paciente:
-Doutor, vou lhe contar um segredo: eu sou um galo!
O psiquiatra resolve aprofundar a conversa.
- E desde quando o senhor acha que é um galo?
Paciente:
- Ah, desde que eu era um pintinho.
----------------------------------------
O cara sofria de amnésia e procurou o médico:
- Doutor, estou com uma terrível amnésia.
- Desde quando?
- Desde quando, o quê, doutor?
----------------------------------------
Psiquiatra para o paciente bebum:
-O senhor vai parar de beber cerveja. Durante um ano só vai
beber leite.
- Outra vez, doutor?!
- O quê?!... O senhor já fez esse tratamento?
- Já. Durante os primeiros meses da minha vida...

O paciente chega ao Psiquiatra tímido, cabisbaixo:
- Doutor, eu tenho dupla personalidade.
- Esquenta não, meu filho. Senta aí e vamos conversar nós
quatro...
-------------------------------------------
Paciente chega ao médico e se queixa:
- Doutor, estou com dor aqui do lado direito da barriga e
meus olhos ficaram amarelados!
O médico responde:
- Muito bem, e o sr. bebe?
- Obrigado! Eu aceito uma dosezinha!
-------------------------------------------
Quando chega um paciente babando e fazendo sons esquisitos
no consultório do neurologista, ele exclama:
- Ai, meu Deus! O que eu faço?
Já quando chega um paciente babando e fazendo sons
esquisitos no consultório do neurocirurgião, ele exclama:
- Ai, meu Deus! O que foi que eu fiz?

-Doutor, vim aqui para que o senhor me tire os dentes.
- Mas minha senhora, não sou dentista, sou
gastroenterologista, e vejo que
a senhora não tem nenhum dente na boca.
- É claro doutor. Engoli todos.
--------------------------------------
O psiquiatra incentiva o paciente:
- Pode me contar desde o princípio...
- Pois bem, doutor! No princípio eu criei o céu e a terra...
--------------------------------------
O psiquiatra para o paciente:
- Meu amigo, eu tenho uma boa e uma má notícia para você.
A má é que você tem fortes tendências Homossexuais.
- Meu Deus, doutor! E qual é a boa notícia?
- A boa notícia é que acho você um gato.
--------------------------------------
Sabe como diferenciar o psiquiatra do seu paciente?
- O psiquiatra é aquele que tem a chave do consultório.

O pananamericano

Adorei o Lula ter recebido vaias no Maracanã, mas não era o lugar certo. Também não diz nada sobre o governo Lula, porque parece que tudo foi armado pelo César Maia (que coincidentemente foi o único aplaudido), mas principalmente porque o público era basicamente de classe média, que é o que mais rejeita o Lula por preconceitos sociais, em primeiro lugar, pelo moralismo hipócrita em segundo lugar, e em terceiro lugar pelas ações e omissões do governo Lula. As vaias foram um vexame para o Brasil e desconsideram o dinheiro fornecido para o governo federal para a prefeitura e o COB para que pudesse roubar e ainda sobrar dinheiro para que as instalações fossem construídas.
O início da abertura foi muito africanizado. Para o meu gosto, coreografia deve ser mais precisa que marcha militar e por isso não gostei da coreografia dos raios de sol, foi uma zona. O jacaré foi a coisa mais parecida com carnaval, lembrava um carro alegórico, o jacaré estava bonito, mas não gostei, estava fora do lugar e ajudou a reforçar a visão limitada do Brasil. Do mesmo modo, que o cenário montado representando Copacabana. E este aspecto mostra também que é o Pan do Rio e não do Brasil. As aberturas de Olimpíadas em geral retratam o país e não a cidade-sede. Claro que não falou apenas do Rio, mas predominou. Um dos pontos altos foi a parte referente ao Nordeste. A Elza Soares não foi uma boa escolha, mas não comprometeu, mas o Galvão Bueno cometeu uma insanidade ao dizer que era mais bela interpretação do Hino Nacional que ele já havia ouvido, mudei de canal nessa hora. A mais bela interpretação do Hino Nacional é da Fafá de Belém durante a campanha para o fim da ditadura. O provincianismo do jornal O Globo achou que um dos pecados da festa foi colocar a baiana Daniela Mercury interpretando Cidade Maravilhosa, bobagem. Ontem na fila do caixa do Extra Brigadeiro havia um grupo de jovens conversando que não deveria ter sido a Elza Soares, mas a Ivete Sangalo para cantar o hino e outras músicas. Pra mim este foi um dos pontos altos da festa, não teve Ivete Sangalo e nenhum outro cantor da moda na ocasião, apesar que o Arnaldo Antunes é quase isso, mas ele foi tão ridículo e o hino oficial que ele compôs tão bobo, que não fez diferença alguma, se fosse uma Ivete Sangalo ou coisa semelhante a música viraria um dos top10 em todas as rádios e ninguém aguentaria.

domingo, 15 de julho de 2007

Incompetências no serviço

Eu tenho um amigo que acha um absurdo as pessoas não saberem o nome das ruas da cidade de São Paulo, especialmente as do Centro. Não sou tão radical, mas os taxistas de São Paulo ultrapassam os limites aceitáveis até para quem não é taxista. Já peguei um táxi que o taxista não sabia onde era o Mosteiro de São Bento. Outro que eu pequei no Terminal Tietê não sabia como entrar na Brigadeiro Luís Antônio pela Rua Santo Amaro. Outro não sabia onde era o Conjunto Nacional. Agora o que é pior as criaturas não sabem utilizar os guias de rua, não sabem olhar o mapa. Estes dias tomei um táxi no shopping paulista e o taxista não sabia onde era a rua que eu queria, até aí tudo bem. Ele tinha um guia de ruas praticamente na mão e eu disse para consultar o guia, ao invés disso ele chamou um colega para perguntar, enquanto o outro vinha eu mesmo peguei o guia de ruas abri na página e mostrei onde era a rua, pqp, não adiantou nada, o outro chegou estava confuso mostrei novamente o mapa, até que com muito custo encontraram um caminho. Logo que eu me mudei para São Paulo eu comprei um guia de ruas, de uma região da Vila Madalena eu já arranquei a página para sempre mostrar o caminho para o taxista. Quando alguém vira entra na profissão tem que estudar, e nesse caso estudar as ruas. Uma vez no shopping Dom Pedro I em Campinas, eu peguei um táxi que era dirigido por um português. Na verdade, ele era angolano. Mas como ele fazia parte da elite branca do país quando Angola se tornou independente ele teve que fugir, perdeu todos os bens, e inicialmente teve inclusive problemas com a nacionalidade já que agora para Angola ele não era angolano e para Portugal ele não era português. Em Angola, segundo o taxista, ele tinha até avião, contou os problemas de alguns vôos, etc. Mas o mais interessante é que ele vai fazia várias viagens para trazer passageiros para a capital, e conhecia mais São Paulo que muito taxistas daqui, tinha inclusive um "mapa" gravado, ou seja, instruções para quem vinha de Campinas para São Paulo explicando o caminho para os aeroportos, avenida paulista, principais shoppings, inclusive os momentos de mudar de faixa, muito engraçado, a narrativa dele parecia de fitas de auto-ajuda. Dá para perceber que com este taxista eu conversei muito, mas obviamente não gosto de ficar batendo papo com taxista, neste caso o sujeito tinha uma história interessante. Agora, uma vez tomei o táxi para o aeroporto aqui em São Paulo, e que martírio, que vontade de mandar o taxista calar a boca, começou contando que há alguns dias ele tinha ido atender uma chamada e numa enorme coincidência era uma antiga ex-namorada, e daí iniciou uma longa história sobre a vida amorosa dele. Meeeu deus, o aeroporto nunca foi tão longe. E isso apesar de eu não demonstrar qualquer interesse pelo assunto e manter o tempo todo a minha cara de extrema simpatia.
Também não me dou bem com telemarketing. A Telefônica tem um péssimo serviço de telemarketing. Um dia a moça telefonou em casa oferecendo serviços, recusei e desliguei. Ela ligou de novo, desliguei. Até que enfim eu tirei o telefone do gancho, o que a criatura fez? Deixou um recado na secretária eletrônico assim: "vai tomar no c...". Claro que bombardeei a Telefônica de reclamações. Até que consegui sair da lista de telemarketing da Telefônica definitivamente.
A Net é outra que ficava telefonando oferecendo outros serviços. Um dia ligou uma moça, eu disse que não queria. Acabo de colocar o telefone no gancho nova ligação, mas agora era um homem. Aí eu disse pro moço, não faz diferença se quem liga é homem ou mulher a questão é que eu não quero nada. Também não ligam mais, felizmente.
Lá em Brasília, os meus irmãos e eu fomos uns dos primeiros clientes da banda larga da Brasil Telecom. Quanto rolo eles aprontavam, os técnicos da banda larga iam mexer no sistema e criavam problemas nas linhas telefônicas. Reclamações e mais reclamações, e nada era resolvido. Aí liguei lá e pedi para moça que queria falar com quem era responsável pela resolução dos problemas, aí ela disse: "sou eu mesma". E eu disse: "Naaaão, moça, vc é uma passadora de recados, você anota o meu problema e passa para alguém que providenciará o conserto, é o telefone dessa pessoa que eu quero." Obviamente ela não quis dar. Mas eu consegui o telefone do responsável, e um problema que não foi resolvido em mais de 15 dias, foi solucionado no mesmo dia. E a partir daí nós já tínhamos uma linha direta com o responsável. Mas para não ser chato logo de cara, adotei como prática enviar a reclamação para a Brasil Telecom, para o Ombudsman e para a Anatel ao mesmo tempo. Em tempo, a oferta de telefones na Telebrasília era problemática (claro que não como em São Paulo e outros lugares), mas em termos de serviço, de atendimento, a privatização piorou bastante os serviços.
Lá em Brasília uma vez assinei a Gazeta Mercantil numa promoção para estudantes, assinei por um bom tempo, mas no meio de um ano lá resolvi cancelar, deu trabalho, tive que ir no escritório da gazeta mercantil para fazer o cancelamento. Aí cheguei lá veio uma moça toda bonitinha me atender e começou a tentar me convencer do contrário. Aí eu disse: "moça, é o seguinte eles te contrataram porque você é bonita e aí fica mais fácil de convencer que o assinante continue com a assinatura, mas comigo não vai adiantar, eu vou continuar querendo cancelar a assinatura". Aí me mandou para outra sala e rapidamente consegui cancelar a assinatura.
Deixamos uma impressora no conserto em Brasília, mais de mês e nada. Um dia liguei lá e perguntei se eu ainda poderia ter esperanças de pegar a impressora de volta ou se eles já tinham revendido tudo e estavam preparando a fuga. Quando me irrito, sai a primeira besteira que vem à cabeça. Um dia minha vizinha estava conversando com a filha e outra pessoa da família com a porta do apartamento aberto e numa gritaria. eu estava sabendo todos os problemas da família. Esperei, esperei, e nunca terminava o assunto. Aí eu não aguentei e fui lá, a senhora poderia fechar porta, porque eu não tenho o menor interesse em saber as fofocas da família da senhora. A mulher obviamente (e com alguma justiça) ficou p. da vida, felizmente logo ela se mudou.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

ONGs são uma ameaça constata Angola

Angola está a frente do Brasil, percebeu o perigo das ONGs. O Estado está preocupado com a ação das ONGs que tomam o lugar tanto das organizações do Estado quanto de partidos políticos. Elas funcionam como entidades paralelas que enfraquecem as instituições formais. Quando se perceber isso no Brasil já será tarde demais será um problema mais difícil de reverter quanto o dos motoboys, do comércio ilegal.

http://www.apostolado-angola.org/articleview.aspx?id=544

Será que só no Brasil é que se mente?

A reportagem abaixo sobre a Guiné-Bissau é interessante apenas por uma razão, um governante admitindo que o país está piorando e algo precisa ser feito. No Brasil é uma situação impensável, os governantes sempre mentem que a situação do país está melhorando. Deveríamos seguir e exemplo do ministro da Guiné-Bissau. No governo FHC, o Brasil regrediu no mesmo índice, e o governo nunca discutiu políticas para reverter a situação, mas negou os números, questionou a metodologia, quando era evidente que o país piorava. Não se animem petistas, o Lula não é diferente.


Ministro Economia considera que o país está a regredir


O ministro da Economia da Guiné-Bissau, Abubacar Demba Dahaba, considerou hoje que o país tem vindo a regredir nos índices de desenvolvimento e económicos, situando-se actualmente no 173º lugar no 'ranking' mundial.


Em declarações aos jornalistas à margem da apresentação do relatório do Programa das Nações Unidas (PNUD) sobre o desenvolvimento humano na Guiné-Bissau, Demba Dahaba sublinhou que os números demonstraram que o país está a regredir a cada ano.

Segundo o ministro, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu no ano passado 1,8 por cento, a população cresceu 2,3 por cento, enquanto o consumo final foi apenas de 2,3 por cento. Números que para Abubacar Demba Dahaba "são reveladores da regressão" do desenvolvimento.

Nesta perspectiva, o ministro da Economia guineense entende que a Guiné-Bissau constitui dos países onde os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio devem ser perseguidos com "mais vigor".

A meta, de acordo com Demba Dahaba, é atingir dois dígitos na escala de crescimento do PIB o que pressupõe um "investimento de choque" na economia, apostando-se na indústria de transformação de produtos locais.

"Caso contrário será muito difícil para a Guiné-Bissau atingir os Objectivos do Milénio", defendeu o ministro da Economia, sublinhando que o "investimento de choque" terá que ser feito pelo próprio país e com a ajuda da comunidade internacional.

"Antes de tudo, temos de nos organizar internamente. Os apoios da comunidade internacional apenas devem servir para o reinvestimento que possa dar valor acrescentado à nossa economia, mas não para o nosso consumo como tem sido até aqui", disse o ministro da Economia guineense.

A leitura que Demba Dahaba faz da situação da Guiné-Bissau, vai ao encontro da que o representante do PNUD no país deu aos jornalistas quando comentava o relatório do desenvolvimento humano relativo ao ano 2006.

Segundo Michel Balima, apesar de "alguns sinais de avanços" existem ainda "situações preocupantes" no que concerne à vida das populações guineenses, nomeadamente nas áreas da saúde pública e sistema escolar que se apresentam deficitários.

O responsável do PNUD indicou que o relatório hoje apresentado no país contém propostas no sentido de mudança de políticas e comportamento dos governantes e da população para que se atinja a qualidade na prestação de serviço exigidos.
http://www.noticiaslusofonas.com/view.php?load=arcview&article=18313&catogory=Guin%E9%20Bissau